Seminário de Gestão Escolar tem início nesta quarta (12)

Os gestores da rede estadual de educação do Piauí se reúnem no dia 12 de julho (quarta-feira), em Teresina, para o Seminário Participação e Aprendizagem: gestão escolar para resultados de aprendizagem. Na abertura do evento, a secretária da Educação, Rejane Dias, lança o Prêmio Gestão Escolar 2017 no Piauí.

O Agente de Governança da Seduc, Eduardo Castelo Branco, revela que o evento integra as ações do Jovem de Futuro, uma parceria da Secretaria de Estado de Educação do Piauí (Seduc) com o Instituto Unibanco. "O projeto está presente na rede desde 2015 e até 2018 abrangerá em 370 escolas de Ensino Médio do estado. O objetivo da parceria é melhorar a aprendizagem dos estudantes", observa.

No Encontro, gestores, profissionais de Apoio ao Circuito de Gestão (ACGs), técnicos das Regionais e da Seduc discutirão a importância da participação e do engajamento dos estudantes como variável imprescindível para gerar resultados de aprendizagem, tendo como base os desafios contemporâneos para o Ensino Médio. No evento, está prevista a participação de 400 gestores escolares e técnicos da Seduc.

O superintendente do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, fará uma apresentação sobre ?Participação e Aprendizagem: gestão escolar para resultados?. Nela, destacará a valorização da diversidade e a busca de equidade para garantir melhores resultados de aprendizagem e a importância da gestão escolar para criação destas oportunidades de participação dos jovens na escola.

A palestra ?Os jovens como sujeitos de direitos? será realizada pelo professor de Sociologia da Educação da Faculdade de Educação da USP, Elie Ghanem. Em seguida, Miriam Abramovay, socióloga e mestre em Educação pela PUC-SP, falará sobre ?Juventude e a escola como lugar criativo?.

Seduc lança Prêmio Gestão Escolar

Na abertura do evento, a secretária da Educação, Rejane Dias, lança a 10ª edição do Prêmio Gestão Escolar no Piauí.  As inscrições já estão abertas e as escolas públicas estaduais e municipais podem se inscrever pelo site do concurso até o dia 14 de agosto.

Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), com o apoio do Ministério da Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e de instituições do terceiro setor, o prêmio tem como objetivo estimular que escolas públicas mostrem o desenvolvimento de suas gestões, além de incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ações, tendo como base uma autoavaliação.

O processo de seleção das escolas inscritas se dará em quatro etapas: 1ª) Etapa Local; 2ª) Etapa Estadual; 3ª) Etapa Regional; 4ª) Etapa Nacional. Além dos diplomas, as vinte e uma escolas "Destaque Estadual/Distrital" participarão de uma viagem de intercâmbio nacional, em data/local a serem definidos pelo Consed; as cinco escolas selecionadas como "Destaque Regional" participarão de uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina; a escola selecionada como "Referencia Brasil" será premiada com R$ 30.000,00 (trinta mil reais) e o respectivo Diretor (ou um membro da equipe gestora) receberá uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina, em data/local a serem definidos oportunamente pelo Consed.

No Piauí, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem estimulado seus gestores a participar do prêmio como forma de fortalecimento do sistema educacional. "Esta é a oportunidade que as escolas têm de se autoavaliarem para melhorar suas práticas e, também, através de um plano de intervenção divulgar as boas ações pedagógicas que realizam", explica Carminha Pires, coordenadora Estadual do Prêmio Gestão Escolar.

A coordenadora enfatiza que a divulgação por parte das Gerências Regionais de Educação (GREs) é de extrema importância. "Além da premiação nacional, a Seduc premiará os três primeiros lugares no Estado e a GRE que inscrever o maior número de escolas também será premiada. A secretária Rejane Dias anuncia nesta quarta as premiações estaduais", garante Carminha.

Inscrições aqui

Programação Seminário Participação e Aprendizagem

Dia 11 de julho

18h30 -Exibição do filme ?Nunca me sonharam?

Local: Shopping Rio Poty

Dia 12 de julho

8h30 às 8h45- Apresentação da agenda do dia

Maria Julia Azevedo Gouveia - Gerente de Implementação de Projetos do Instituto Unibanco

Local: - Hotel Blue Tree

8h45 às 9h05- Abertura: Ellen Gera (Diretor de Ensino e Superintendente de Ensino Superior) e Eduardo Castelo Branco (Agente de Governança)

Local: Secretaria de Estado de Educação do Piauí (SEDUC)

9h05 às 9h45: Participação e Aprendizagem: gestão escolar para resultados- Ricardo Henriques Superintendente do Instituto Unibanco

10h15 às 10h30: Mesa redonda- Juventudes, participação e o direito à aprendizagem - Mediadora Fernanda Fragoso Zanelli, Gestora de projetos e programas sociais da Fundação Itaú Social

10h30 às 10h50: Os jovens como sujeitos de direitos - Palestrante Elie Ghanem, professor de Sociologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), pós-doutor pela Universidade de Londres e doutor e mestre em educação pela Universidade de São Paulo (USP).

10h50 às 11h10 - Juventude e a escola como lugar criativo - Palestrante Miriam Abramovay - Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo formou-se em Sociologia e Ciências da Educação pela Universidade de Paris, França.

11h10 às 11h30: Uma história que se conta ?o olhar de um gestor?

11h30 às 11h50: Uma história que se conta ?o olhar de uma estudante?

Palestrante: Joeliene Maria Soares da Silva, estudante do 3º ano da U.E. Didácio Silva

12h à 12h30: Rodada de perguntas da platéia e informações sobre divisão dos grupos

12h30 às 13h50 - Almoço

14h às 16h15: Atividades nas salas - Processamento e reflexões sobre as apresentações da parte da manhã.

16h30: Apresentação do resumo das produções e fechamento artístico

17h: Avaliação