Curso de Gestão Financeira supera expectativas


O curso de "Gestão Financeira" superou as expectativas tanto do público-alvo, formado por gestores recém-contratados no Estado para a função de Técnico Administrativo Financeiro, quanto pela gestão do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire, responsável pelo curso. A formação é imprescindível para esses profissionais que têm a responsabilidade de cuidar das contas públicas na área educacional e gestão de programas como Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e o Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e que precisam ter conhecimento sobre os prazos a serem cumpridos na área financeira, os limites profissionais e éticos da profissão. O curso ofereceu todo esse embasamento que norteia a ação e a prática do ofício desse novo cargo dentro da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).


A formação é resultado de um esforço da Seduc no sentido de preparar os  novos gestores para que passam administrar com êxito o orçamento público da área educacional evitando também futuros problemas com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). "O curso se enquadra na proposta do Centro de Formação de trabalhar a formação continuada dos gestores da rede pública estadual de educação em suas diversas áreas. Nesse curso nosso foco é a gestão financeira", explica a diretora adjunta Regina Saboia.

Para o Técnico Administrativo Financeiro, Alberto Carlos Lira de Alencar, que trabalha na Unidade Escolar Martins Napoleão, este curso foi de extrema importância. "Tivemos a oportunidade de nos familiarizarmos com toda a questão que fundamenta e norteia a ação e a prática desse novo cargo dentro da Secretaria de Educação. Em um primeiro momento esse curso veio nos situar de quem somos nós na estrutura da Seduc, e em um segundo momento veio nos mostrar o passo a passo de como desempenhar melhor nossas funções", avalia.


De acordo com a coordenadora do curso, Rosimar Soares Costa, o balanço dessa primeira turma do curso foi muito positivo. Segundo Rosimar, embora todos sejam graduados em economia, ciências contábeis ou administração de empresas, todos eles têm uma experiência de empresa e não de educação. "Então viemos trazer esse conhecimento financeiro na área de educação a partir do conhecimento das fontes de financiamento, dos programas, projetos e mostrar qual o papel desse profissional e suas atribuições no desenvolvimento dessas ações, que são extremamente pedagógicas e que precisam ter um resultado e impacto na aprendizagem foi muito proveitoso", avalia Rosimar.

Alunos querem o Módulo II do curso que orienta ações do novo cargo na Seduc


Durante a palestra de encerramento os alunos pediram que fosse ofertado o Módulo II do curso e destacaram a importância dessa formação para o exercício da função que exercem.  No último encontro do curso o professor Cristiano Sousa explicou como gerir a GEFIP, (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) e fez algumas simulação de alguns casos práticos. 
 
Segundo o Técnico Adm. Financeiro, Flávio Martins, da Unidade Escolar Monsenhor Cícero Portela, do bairro Parque Piauí, o curso foi muito esclarecedor. "Ocupamos um cargo novo e encontramos alguma resistência nas escolas porque alguns diretores ainda não sabem lidar com as atribuições desse profissional. Nesse curso a gestora responsável abriu horizontes, nos esclarecendo sobre o que nós temos que cobrar e muitas coisas que nós não sabíamos. Então, na minha avaliação, é nota 10 porque abriu nossa compreensão sobre o alcance desse cargo", avalia Flávio.