Trabalho de alunos sobre mineração é apresentado no SEMEARES

Um trabalho de campo sobre mineração, desenvolvido pelos alunos da Unidade Escolar Nossa Senhora do Patrocínio, localizada em Pio IX, será apresentado à comunidade acadêmica na manhã desta sexta-feira (10), durante o III Seminário Regional de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis (SEMEARES).

O Professor e coordenador do trabalho junto aos alunos, Belarmino Ferreira, fará uma explanação sobre ?O reaproveitamento do rejeito da extração de mármore: educação ambiental e arte?, o qual foi desenvolvido no laboratório de Geologia e Paleontologia da própria escola. Serão expostos os resultados obtidos em aula de campo na indústria de mineração na Fazenda Quixaba, realizada em maio.

"Os alunos conheceram a mina de mármore localizada na região leste do município de Pio IX e tomaram ciência que o rejeito do mármore pode gerar emprego renda, e melhoria no ambiente natural onde é extraído o referido material. Este trabalho trouxe melhorias na aprendizagem através da interdisciplinaridade e do ensino contextualizado", disse o professor.

O trabalho foi realizado em etapas: pesquisa de campo, leitura bibliografia sobre o assunto, bem como oficinas para produção de produtos artesanais com o rejeito advindo da extração de mármore.

O III Seminário Regional de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis (SEMEARES) está acontecendo entre os dias 05 e 08 de julho no Colégio Técnico de Teresina (CTT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O tema deste ano é "Educação ambiental e resíduos sólidos".