Escola de Ipiranga realiza culminância do Projeto Matemática

 

A Unidade Escolar Dom Joaquim Rufino do Rêgo, localizada na cidade de Ipiranga do Piauí, realizou na última quarta-feira (28) a culminância do Projeto de Matemática intitulado: ?Uma abordagem Interdisciplinar da Estatística na cidade de Ipiranga do Piauí?. O projeto envolveu 45 alunos do 3ª ano do ensino médio. 

Sob a responsabilidade do professor Gilberto Vieira, com apoio da gestão escolar, o projeto fez inicialmente uma abordagem com situações problemas, depois saturou o assunto de forma teórica e só depois passou a atividades práticas, ou seja, a aplicação do assunto no caso estatística, pois segundo a Neurociência (Ciência que estuda o cérebro). 

Com esse entendimento procurou-se destacar a importância de relacionar a Estatística com o contexto de vida do educando no que se refere à leitura e à interpretação de gráficos e tabelas, utilizando também os recursos tecnológicos disponíveis na escola, dessa forma os temas trabalhados partiram da realidade local.

Foi proposta aos alunos uma atividade a ser realizada em equipes, a mesma com intuito de mostrar de maneira prática as várias aplicações do assunto trabalhado. Essas equipes fariam um trabalho de pesquisa segundo o roteiro visto em sala, de maneira que a partir de então eles passariam a vivenciar o que era teoria. Logo depois os trabalhos seriam apresentados de forma criativa a toda comunidade escolar, cada equipe teria que trazer um profissional das áreas pesquisadas, além deles também apresentarem, todos iriam discorrer sobre as aplicações da estatística na saúde, educação, cultura e justiça a nível local. 

O professor de Matemática idealizador do Projeto, Gilberto Vieira, revela que grande parte dos alunos não demonstra vontade e nem veem importância em Matemática justamente por falta de significância do que aprende. "Diante de tal fato é preciso repensar, reavaliar como abordamos os assuntos em sala de aula. Foi com esse intuído que se fez esse projeto e o resultado foi muito bom", destaca. 


A aluna participante Mirela Horrana relata que projetos como esses marcam profundamente a vida de cada uns dos participantes. "Jamais esqueceremos deste assunto e o quão ele é importante", afirma.