UAPI oferta 3 mil vagas em 60 municípios

Com o intuito de ampliar a oferta de cursos e programas de educação superior no Estado, voltados para a interiorização da educação foi lançado o edital do vestibular da Universidade Aberta do Piauí-UAPI. A solenidade aconteceu nesta quarta-feira (14) no Palácio de Karnak.

Para expandir o ensino superior à distância o vestibular da Universidade Aberta do Piauí irá ofertar 3 mil vagas, em 60 municípios do Estado. A ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi).

A secretária de educação, Rejane Dias, afirmou durante a solenidade que a Seduc vem trabalhando para universalizar o ensino superior em todo o Estado do Piauí.

"Estamos na primeira etapa que é o lançamento do edital, com previsão de início das aulas para setembro. Após esses sessenta núcleos a Seduc irá continuar a universalização do ensino superior no Piaui e de forma concomitante utilizar o canal educação no sentido de universalizar o ensino técnico profissionalizante.", disse.

Para o prefeito do município de Curimatá, Valdeci Rodrigues, que representou os municípios contemplados, a UAPI virá para reduzir as desigualdades.

"Nós prefeitos que temos polos e unidades que irão utilizar a ferramenta de educação tecnológica, o Canal Educação, no ensino superior estamos ansiosos. De início o programa fomentara o desenvolvimento educacional, cultural, social e econômico do nosso Piauí, diante dessa crise. A finalidade de reduzir a desigualdade nas diferentes regiões com a oferta do ensino superior", pontuou.

O governador Wellington Dias explicou que a primeira fase do vestibular da UAPI irá inicialmente ofertar o curso de Administração. "Inicialmente serão 50 vagas dos cursos de administração por município. A escolha do curso foi pensando no desenvolvimento e modernização do comércio local. Além de fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo, o curso ajudará a qualificar, inclusive, futuros gestores públicos", finalizou.