Junho Literário reúne alunos do Didácio Silva

Poesia, música e dança do sertão nordestino foram apresentadas na manhã desta segunda (12) no Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva no "Junho Literário", evento que reúne toda a escola, durante o mês de junho e terá sua culminância com a apresentação da quadrilha junina composta por alunos da escola, dia 29 em clube da comunidade.  

Há 12 anos o CETI realiza suas festividades juninas com uma temática diferente. Este ano o tema abordado foi a problemática da seca, que muitas vezes obriga o nordestino a deixar sua família em busca de dias melhores no sul e sudeste do país, e toda a religiosidade do sertanejo, retratando isso em forma de poesia e música.

"Aqui os alunos são protagonistas, são criadores de poemas em cordel, dança, música, teatro, dentre outras. É uma forma de ensinar, de mostrar que a seca é algo que o homem nordestino sofre todos os anos com o objetivo de fazer com que os alunos entendam que o homem nordestino é forte, tem esperança em dias melhores. Ele sofre, passa fome, se desespera, mas a força e esperança de dias melhores sempre estão à frente. É mostrar que o homem nordestino é, antes de tudo um forte, como  disse o grande escritor Euclides da Cunha", afirma a professora Francielma Moraes, que junto com a professora Eliana Farias são as idealizadoras do evento.

O Junho Literário acontece dentro da própria escola. Toda cenografia, coreografias, textos e figurinos foram elaborados pelos alunos. Para o estudante Felipe Alves é muito importante participar do evento. "Estamos representando o povo do sertão que vive na seca. Vou interpretar um dos grandes personagens ilustres do nosso folclore que é o Lampião, então só temos a aprender sempre mais", revela o aluno.