Educação Inclusiva: Desafios entre o real e o possível

O Dia da Pessoa com Deficiência, 09 de junho, está sendo comemorado com terceiro módulo do curso de "Educação Inclusiva sob uma perspectiva interdisciplinar", que acontece no Centro de Formação Antonino Freire durante todo dia. Durante a manhã foram realizadas oficinas sobre a elaboração de um Projeto de Intervenção que será aplicado nas escolas e na parte da tarde será realizada a palestra  "Professor Inclusivo - práticas construtivas  na superação de eficiências", seguida de uma mesa-redonda  com o tema "Educação Inclusiva: Desafios entre o real e o possível".

Para a cursista Márcia Raquel Viana, da cidade de União, o curso está sendo uma oportunidade de ampliar sua visão sobre como trabalhar com as diferenças. "É uma competência que todo professor precisa saber lidar", disse.

A abertura do curso foi marcada pela  exposição sobre o objetivo e a operacionalização do Projeto de Intervenção feita pela professora Conceição Galvão e por uma apresentação cultural do coral da 3ª Igreja Cristã Evangélica com os jovens Isaque Ribeiro, Gabriela Ribeiro e Janaina Leonardo.

O próximo módulo do curso acontecerá dia 20 de junho, com a abordagem dos seguintes temas: Inclusão escolar de alunos com altas habilidades/ superdotação em escolas públicas de Teresina; Déficit de atenção no contexto da sala de aula e Desenvolvendo estratégicas didático-pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem provenientes do déficit de atenção dos alunos.

O curso de Educação Inclusiva tem como público-alvo gestores, docentes, profissionais da educação da rede pública do estado do Piauí, tem carga horária de 60 horas e objetiva implementar a prática educativa de gestores e educadores sob a ótica da inclusão e respeito a diversidade, por meio de ações cujo planejamento  e estejam relacionadas às necessidades pontuais, bem como a busca de soluções para os problemas ocasionados pela exclusão e desrespeito a diversidade.

Durante o encontro, a professora  de Libras, Ednalda Viveiros do Vale, convidou os cursistas para participarem da Caminhada da Acessibilidade que acontece no sábado (10) saindo da Ponte Estaiada até o Parque Potycabana.