Entidades realizam debate sobre prevenção às drogas

 

A Comissão de Políticas Públicas sobre as Drogas (CPPD) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, promoverá no dia 27 de junho, às 18 horas, um debate sobre o uso de drogas líticas e ilícitas, com o tema "Informação é Prevenção". A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apoiai o evento, através da Gerência de Inclusão e Diversidade (GID), que tem representação no Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.

O momento, que acontece no Auditório da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí), fará parte da Semana Estadual de Prevenção às drogas e em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, que é comemorado no dia 26 de junho, data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Para a presidente da CPPD, Silvânia Leal, o evento possui grande relevância para a sociedade. "O debate trabalhará com questões relacionadas ao uso das drogas, com foco na prevenção, por meio de informações como sendo o melhor para conscientização de todos, em especial dos jovens acerca dos problemas que a dependência química pode causar na vida de todos, principalmente na família", ressalta.

Para abordar os temas que integram a programação, o evento trará o doutor em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) Waldílio Siso e o doutor em Neurociências e Gestão Comportamental pela USP - SP, Edmilson Fontenele. O debate terá ainda como mediadora a ouvidora do Sistema Penitenciário do Estado do Piauí, Teresa Maria Nunes Sousa. 

A gerente da GID, Luiza Solano, explica que quatro escolas de Teresina serão selecionadas para participar deste debate. "É uma iniciativa louvável e muito importante, pois todos nós temos que nos engajar na luta contra as drogas, que muitas vezes buscam os jovens na porta das escolas e desvirtuam suas vidas", observa. 

Os interessados em participar do evento deverão acessar o link institucional www.oabpi.org.br/inscricao para realizar as inscrições de forma online. Para validar a inscrição e receber certificado de 04 horas/ aula, os participantes deverão doar 01 quilo de alimento não perecível no dia e local do evento. 

O evento possui ainda apoio da ESA-Piauí, da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas do Piauí (CENDROGAS) e do Conselho Estadual de Política sobre Drogas.