PROERD forma 141 no Cefti Pe. Joaquim Nonato

A Polícia Militar do Piauí e o Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Cefti) Pe. Joaquim Nonato formaram, na manhã desta quarta (07), 141 alunos do Ensino Fundamental menor no Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd. O evento aconteceu no salão da igreja do Morada Nova.

Participaram do evento o diretor da escola, Antonio Gomes; a coordenadora estadual do Proerd, major Elizete Lima; a gerente da 19ª GRE, Marlene Lima e pais de alunos, dentre outros.

"O Proerd para quem não conhece é o programa de prevenção às drogas e à violência que as  polícias militares do Brasil inteiro realizam dentro das escolas, onde tratamos de prevenção contra as drogas e prevenção primária. Nós nos deparamos, vez por outra, com uma realidade bem difícil, pois as drogas fazem parte do cotidiano da criança ou do adolescente, muitas tem pais usuários ou dependentes químicos, daí precisamos tratar isso de forma cautelosa e usamos exemplos positivos, falando até da nossa realidade humilde e mostrando a eles que é possível chegar onde queremos, basta apenas estudar e acreditar. Que para se divertir ou para sair de algum problema, existem outras opções. São mais de 80 municípios piauienses inseridos no projeto", disse a coordenadora Major Elizete.

Durante as aulas, os policiais que visitam as escolas dividem os conteúdos em 4 currículos, o currículo infantil, chamado de kids, o 5º, o 6º e o 7º ano do Ensino Fundamental. No infantil eles tratam da identificação do melhor amigo e das estratégias de segurança pessoal, dentre outros temas, já o de 5º ano trata a droga em si. São 10 lições, cada semana uma lição diferente e um tema diferente: a maconha, o álcool, o cigarro, o bullying, tem uma lição sobre personalidade, onde é aguçada na criança a responsabilidade por um mundo melhor.

Para o diretor da escola, Antonio Gomes, é uma grande satisfação receber o Proerd na unidade. "Somos muito gratos por ter sido agraciados com o projeto, não queremos parar pois é dia após dia que tratamos desse assunto. No segundo semestre haverá um retorno com mais atividades, pois o mais importante é a vida, o mais importante é a nossa saúde, é nos sentirmos bem. Não devemos perder para poder recomeçar, precisamos sempre dar um passo adiante e é assim que estamos trabalhando", comenta o diretor.

As próximas parcerias com o Proerd envolverão estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde não será aplicado o currículo mas sim um ciclo de palestras voltadas especialmente para o público do EJA com os temas relacionados às drogas e à vida.

De acordo com a gerente da 19ª GRE, Marlene Lima, a polícia liga para a GRE solicitando informações sobre os pontos onde há mais risco de contato com as drogas. "É um trabalho que já vem sendo feito em várias escolas e agora temos parceria feita para 24 escolas da Educação de Jovens e Adultos no turno da noite, que acontecerá todas as segundas e sextas", afirma a gerente.