Chão da Escola inicia formação sobre Planejamento

Com foco no eixo temático Planejamento, acontece nesta quarta-feira (07) e quinta-feira (08), no auditório do Centro de Formação Antonino Freire o II Encontro de Formadores Regionais do Projeto Chão da Escola, com representantes das Gerências Regionais de Educação (GREs), diretores, coordenadores de ensino e professores de português e matemática.

Durante a abertura do encontro, a diretora adjunta do Centro, professora Regina Saboia fez a acolhida dos participantes destacando a importância do projeto Chão da Escola dentro da proposta da Secretaria da Educação, bem como da necessidade da formação contínua dos profissionais da educação, com foco não apenas no aperfeiçoamento pessoal mas, sobretudo, na melhoria do serviço prestado.

Em seguida, o diretor de Formação, Sebastião Ferreira, fez uma exposição sobre o Planejamento tanto do ponto de vista  do Projeto Político Pedagógico (PPP), quanto no âmbito mais pontual como o Plano de Ensino e o Plano de Aula. "O Planejamento racionaliza a operacionalização dos processos", frisou o professor Sebastião Ferreira, lembrando que nesse ano a Seduc está construindo um Pacto Pela Aprendizagem visando canalizar todas as ações para que as crianças aprendam.

"A partir da Nova Base Nacional Comum Curricular será preciso as escolas fazerem a revisão de seu PPP sob pena de se fazer algo desconectado da proposta", acrescentou destacando as mudanças trazidas pela Nova Base Nacional Comum Curricular.

A professora Maria José Sales também participou da mesa de debates na abertura do encontro explicando a importância do planejamento na esfera pedagógica. "Planejar é vislumbrar o futuro, o que se deseja ao final de um projeto, seja de uma aula ou de um curso", pontuou a professora, destacando que a partir do que se pretende realizar, o planejamento passa por diferentes etapas.

Em seguida, a professora Elenice Nery conduziu a socialização do diagnóstico dos dados do SAEPI 2016 feita pelas Gerências. Durante a parte da tarde terão início as oficinas de Língua Portuguesa e Matemática, que serão conduzidas pelos professores Evana Araújo, José Ribamar Carneiro, Geysilene Pereira, Edmilson Rodrigues e Soraya Boavista.