Curso de Libras vai para a sétima turma


Tendo como objetivo formar profissionais intérpretes de Libras nos termos dispostos pela legislação em vigor, Decreto 5.626 de 22 de Dezembro de 2005, que regulamentou a Lei 10.436 de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, para atuar nas escolas da Rede estadual e demais locais da sociedade, o curso de Libras oferecido pelo Centro de Apoio ao Surdo - CAS, vai para a sétima turma.

O Curso de Formação de Tradutor/Intérprete de Libras - TILS tem carga horária de 350h/a, com 280h/a de parte teórica e 50h/a estágios nas escolas da rede estadual de ensino e 20h/a em palestras. Mais 90% dos concludentes das turmas anteriores já está atuando nas escolas estaduais.

"Estamos na sexta turma e em agosto abriremos a sétima turma do curso de Libras. Esse curso é de grande importância para educação dos surdos, pois é através desses profissionais intérpretes que os surdos têm acesso aos conteúdos ministrados em sala de aula, contribuindo para seu aprendizado", disse Rachel Andrade, coordenadora do CAS.

No CAS são ofertados os cursos: Iniciação à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), LIBRAS Intermediário (II), Práticas de Libras - Libras - Voz, Curso de Letramento para o Ensino de Surdos, Curso Formação Instrutor para Surdos e ouvintes.

A Linguagem de Sinais

Assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes, a linguagem de sinais é composta por níveis linguísticos como: fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Da mesma forma que nas línguas orais-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais. A diferença é sua modalidade de articulação, a saber visual-espacial, ou cinésico-visual, para outros. Assim sendo, para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer sinais. É necessário conhecer a sua gramática para combinar as frases, estabelecendo comunicação.

Os sinais surgem da combinação de configurações de mão, movimentos e de pontos de articulação - locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos - também de expressões faciais e corporais que transmitem os sentimentos que para os ouvintes são transmitidos pela entonação da voz, os quais juntos compõem as unidades básicas dessa língua. Assim, a Libras se apresenta como um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Como em qualquer língua, também na Libras existem diferenças regionais. Portanto, deve-se ter atenção às suas variações em cada unidade federativa do Brasil.

O CAS Teresina é localizado na Rua Major Osmar Felix, S/N - Monte Castelo.