Seduc e Lemann realizam formação do Pacto pela Aprendizagem


A Fundação Lemann em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza nesta quinta-feira, 01, no Centro de Formação Antonino Freire, o segundo dia de formação do Programa Pacto pela Aprendizagem, com representantes de todas as Gerências Regionais de Educação (GREs)  do Estado do Piauí.

O objetivo é fazer o planejamento de metas de IDEB 2017 das escolas. Além dos representantes de todas as Regionais do interior do estado, também foram convidados dois representantes 
(diretor e coordenador pedagógico)
 de cada uma das 81 escolas que fazem parte das quatro GREs de Teresina.




A proposta de acordo com Marília Aragão, uma das articuladoras do projeto Pacto pela Aprendizagem na Seduc, é que cada  equipe possa analisar sua escola nos quesitos: evasão, aprovação, proficiência de matemática e língua portuguesa, traçando todo histórico de sua escola até hoje, e a partir dessa análise fazer um planejamento. 

"Nesse trabalho eles farão a avaliação de onde estão se saindo bem e onde será necessária uma intervenção para um nivelamento conforme as metas que a Seduc está buscando. Eles vão fazer a análise da evasão, da aprovação, dentre outros critérios. Este será um momento de troca de experiências e soluções. Também convidamos os representantes das Regionais do interior do Piauí para participar dessa formação e posteriormente eles serão mediadores dessa formação em suas GREs", acrescenta Marília Aragão.   

Segundo o coordenador de Projetos da Fundação Lemann, Guilherme Barros, a fundação está contribuindo com uma das ações do "Pacto pela Aprendizagem" desenvolvido pela Seduc que consiste em realizar um planejamento pedagógico com os diretores, gestores das escolas para que eles desenvolvam sua própria meta de IDEB. "Nós estamos fazendo uma preparação com a equipe que vai fazer a mediação na qual os gestores vão fazer uma reflexão sobre as habilidades que eles querem conquistar em termos de aprendizagem de seus alunos e traduzir isso numa meta de IDEB nos anos finais do ensino fundamental", explica Guilherme. 

De acordo com Bizé Silva, que faz parte da 3ª GRE município de Piripiri, esse  trabalho é de grande valia por representar uma forma diferenciada de trabalho que motiva as regionais a melhorar o trabalho desenvolvido. "Inova o jeito de fazer educação", avalia a representante da 3ª GRE.
 
Para Viviane Carvalhedo, que também atua na articulação do Plano Estratégico Pacto pela Aprendizagem da Seduc, a proposta é que todas as ações desenvolvidas pela Secretaria possam dialogar, agregando a experiência da consultoria da Fundação Lemann.