Educadores participam de formação do Jovem de Futuro

Teve início nesta terça-feira (30) no auditório do hotel Blue Tree a programação formativa da ferramenta de gestão Jovem de Futuro (JF). O evento faz parte da estratégia JF e aborda a prática de planejamento ancorada em evidências diagnósticas como processo estruturante para gerar melhoria na aprendizagem dos alunos.

A oficina de Protocolo de Sistematização Monitoramento e Avaliação de Resultados (SMAR), Reunião de Boas Práticas (RBP) e Correção de Rotas, com carga horária de 20h é destinado a 75 profissionais de Apoio ao Circuito de Gestão (ACG) e tem o objetivo de instrumentalizar o ACG no que tange aos processos a serem implementados nas escolas nas etapas de Monitoramento e Avaliação de Resultados  e Correção de Rotas, bem como orientar a preparação para a Reunião de Boas Práticas.

Os trabalhos estão sendo ministrados pelas Gestoras de Aprendizagem do Instituto Unibanco; Rosane Fonseca; Elisângela Pires e Joyce Amaral.

A oficina teve início às 9h, com apresentação da metodologia e agenda; em seguida foi feito um relato das experiências em relação ao papel do ACG; Levantamento de Expectativa e Potências; Retomada do Circuito de Gestão; Evolução dos indicadores estruturantes; dentre outros.

De acordo com o agente de governança da Seduc, Eduardo Castelo Branco, o encontro segue até quinta-feira (01). "Esse é um momento que estamos finalizando a oficina do Circuito de Gestão, durante três meses foram trabalhados: Oficinas de Metas, Planejamento, Execução, Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultado, Reunião de boas práticas e Correção de rotas. Ao final do encontro todos os 75 ACGS estão formados e aptos a desempenhar os seus papeis nas escolas da rede estadual de ensino médio", afirma Eduardo.

Castelo Branco, falou ainda que no segundo semestre está previsto a reuniões de Gestão Integrada, que tem como meta promover devolutivas de ações e devolutivas pedagógicas. "Outro momento importante que estamos planejando é o Diálogo com a Juventude com o objetivo de fortalecer o protagonismo juvenil. Também estamos traçando estratégias para o Seminário Estadual, destinado a gerentes regionais e coordenadores de ensino, ACGS, diretores regionais, coordenador pedagógico das escolas e alunos monitores. Além do início da formação para dupla gestora da escola - ?Gestão Escolar por Resultados de Aprendizagem?, que está previsto para acontecer de agosto a dezembro de 2017", finaliza.