Estudantes de escolas públicas buscam vagas no Sisu

As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017 começaram nesta segunda-feira, 29, e devem ser feitas exclusivamente pela internet. Podem se inscrever os candidatos que tenham participado da edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que não tenham zerado na prova de redação. 

O estudante pode concorrer em até duas opções de cursos, que devem ser escolhidos no ato da inscrição, sendo dado o direito de alterá-las até o encerramento das inscrições, que será em 1º de junho.  

Em todo Brasil, serão ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. No Piauí, a Universidade Federal vai ofertar quase 2.500 vagas distribuídas nos campi de Teresina (1.242), Floriano (160), Picos (360), Parnaíba (440) e Bom Jesus (250). 

Esta segunda edição do Sisu vai ser realizada em uma única chamada e o resultado está previsto para ser divulgado em 5 de junho. Também nesta data será aberta, aos interessados, a lista de espera que segue disponível até 19 de junho. 

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem. O processo ocorre duas vezes por ano.

Seduc prepara alunos para conquista de vagas 

Em 2016, os alunos da rede pública estadual contaram com todo o apoio e suporte nos preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio. Esse trabalho continua em 2017. 

De acordo com o Superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, os dados referentes ao Piauí são positivos e refletem as ações da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que além de preparar os alunos para o Enem, desenvolveu atividades especiais que garantiram o transporte dos estudantes da rede estadual até os locais de prova. 

"A Seduc garante revisões na capital e no interior, além das aulas ministradas via Canal Educação, que chega aos municípios mais distantes. Para reforçar o conteúdo foi criado também um aplicativo e intensificada a realizações de revisões na reta final, com a oferta de lanche e material de qualidade", destaca o superintendente.