Ciclo de palestras sobre a OBMEP encerra nesta terça (30)

Com o objetivo de divulgar as Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Piauí -UFPI e as secretarias municipais de educação, vem realizando, desde o mês de março, palestras nas escolas estaduais para orientar os estudantes do 6º ao 9º ano sobre as Olimpíadas.

Nesta terça-feira (30), o ciclo de palestras será finalizado, abrangendo os municípios de Água Branca, São Pedro do Piauí e Regeneração. Durante a palestra os estudantes aprendem sobre a importância do estudo da matemática e da participação na OBMEP, com orientações ministradas pela articuladora da OBMPE na Seduc, Lafayette Carvalho e pelo professor Newton Luís santos, coordenador PIC/UFPI.

Para Lafayete CARVALHO, o trabalho foi muito proveitoso. "O nosso objetivo foi alcançado, pois verificamos alunos empolgados e cientes do processo, com certeza teremos baixa evasão no dia das provas", avaliou.

A parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Universidade Federal do Piauí, as secretarias municipais de educação e outras instituições em prol da matemática e da OBMEP faz com que o Piauí a cada ano evolua no quadro de medalhas e se destaque em nível nacional, influenciando, inclusive, nas boas notas do IDEB de alguns municípios do Estado.

Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a OBMEP tem contribuído para estimular o estudo da Matemática, identificar jovens talentosos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, e promovendo ainda a inclusão social pela difusão do conhecimento.

As provas da primeira fase da 13ª OBMEP acontecem no dia 06 de junho, já segunda fase, com a aplicação de questões discursivas, acontece no dia 16 setembro. Os alunos que passarem para a segunda fase contarão ainda com reforço da disciplina através do Canal Educação.

Simulados preparatórios

Para que os alunos se preparem ainda mais para as provas que acontecem no dia 06 de junho, estão disponíveis na página da OBMEP na internet os simulados com questões de edições anteriores.

O aluno que deseja treinar os seus conhecimentos na disciplina de matemática, basta acessar o conteúdo no site e responder questões referentes à todas as edições anteriores da olimpíada.