Governador assina afastamento de docentes para qualificação


O governador Wellington Dias assinou nesta segunda-feira (29), em solenidade no Palácio de Karnak, a portaria que autoriza o afastamento dos professores da rede pública estadual para ingressar no programa de Pós-Graduação Stricto Senso (mestrado e doutorado). Na oportunidade, os professores assinaram o "Termo de Compromisso de afastamento" das atividades laborais para qualificação profissional. 


"Evoluir nesse campo é fundamental. Ao investir no mestrado nós temos o fortalecimento de nossa estrutura educacional e vamos chegar a todos os municípios do Piauí com o ciclo completo da educação", disse o governador, frisando os avanços do Estado na área educacional. "Lembro o esforço que fizemos em 2003 para levar o Ensino Médio a todos os municípios do Piauí. Hoje estamos trabalhando em parceria com a mediação tecnológica, com a UFPI, para levar Ensino Superior para todo estado", explicou o governador.    

A diretora geral do Centro de Formação, Gildete Milu, destacou o papel do Centro de Formação Antonino Freire, lembrando que conta com a contribuição desses futuros mestres e doutores nos programas de educação continuada ofertados pelo Centro de Formação. 

O superintendente de ensino da Seduc, Carlos Alberto Pereira, falou em nome da secretária de Educação, Rejane Dias, e frisou que o ato marca o compromisso com a educação continuada dos profissionais da rede pública, de acordo com as metas 13, 14,15 e 16 do Plano Estadual de Educação do Piauí. "O principal impacto dessa ação repercute no chão da escola", explica.


A vice-governadora Margareth Coelho, lembrou a importância desse compromisso do governo do Estado para melhoria dos serviços prestados na educação. "Temos nossas universidades muito voltadas para o ensino, mas temos uma missão maior e desafiadora que é a pesquisa, pois é lá que se encontra a solução para nossos problemas e práticas. Esse é um passo larguíssimo que ajuda sanar algumas falhas, como por exemplo, o baixo número de doutores nas universidades que impede a criação de novos cursos de mestrado", pontuou Margareth Coelho. 

A doutoranda Jaqueline Penha, que falou em nome dos professores, destacou a importância do apoio da Seduc na qualificação dos professores não apenas do ponto de vista de crescimento pessoal, mas também do ponto de vista de melhoria da educação pública. "Ao ingressarmos nos programas de Pós-Graduação, esse seleto grupo, entra nas estatísticas da meta 16 do Plano Nacional de Educação que prevê que pelo menos 50% dos profissionais da educação básica com essa formação", lembrou a doutoranda Jaqueline. 

Também participou da solenidade a vice-reitora da Universidade Estadual do Piauí, Bárbara Melo, além do professor Dr. Welter Catanhêde, que representou a Pró Reitoria de Pesquisa da UFPI.



Mais de 600 professores foram contemplados com licença de pós-graduação

Em 2017 foram ofertados 100 vagas, sendo que 50 delas para o primeiro semestre e mais 50 para o segundo semestre. A assinatura do termo de afastamento desses profissionais marca o mês de comemoração alusiva ao aniversário de 107 anos do Centro de Formação Antonino Freire.  
 
De acordo com o Setor de Afastamento para Estudos Stricto Sensu dos Profissionais da Educação do Piauí (SAESPI) entre 2003 e 2017 mais de 600 professores já foram liberados para estudos de pós-graduação stricto sensu  (mestrado e doutorado) tanto em instituições no estado do Piauí quanto em instituições de outros estados da Federação. 
 
O afastamento remunerado tem amparo legal na Lei complementar 071/2006, que institui o Plano de Cargo Carreira e Vencimentos dos Trabalhadores da Educação Básica do Estado do Piauí, que prevê em seu artigo 67 que o servidor beneficiado com a licença para aperfeiçoamento profissional será afastado de suas atividades  laborais sem prejuízo dos seus vencimentos.

A doutoranda Jaqueline Penha, que ingressou no doutorado em Letras este ano no estado do Ceará, é um exemplo, da iniciativa que representa um incentivo para os profissionais da educação que buscam tanto sua qualificação e ascensão profissional, quanto melhorar a qualidade do serviço prestado.