Bibliotecários fazem doações à Casa Frederico Ozanam

Encerrando as atividades do I Fórum de Biblioteca Escolar, a equipe de organização do evento fez a entrega, nesta sexta-feira (26), dos alimentos arrecadados como taxa de inscrição do evento para a Casa Frederico Ozanam, que atende 47 idosos entre 75 e 102 anos de idade, na zona norte de Teresina.

 A atividade filantrópica marca o encerramento das atividades do I Fórum de biblioteconomia no Piauí, que contou com lançamento de livros, exposição de resultados de pesquisas sobre a situação da rede pública de bibliotecas, mesa redonda sobre os desafios da profissão e sobre as políticas públicas, a implementação da lei 12.244/10 que regulamenta a profissão, além de exposição de arte e atividades culturais. 



Durante o Fórum também foi elaborado um documento que será entregue à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), contendo as reivindicações dos profissionais que atuam na área de biblioteconomia no Estado, com a solicitação de medidas para efetivação de políticas públicas para a rede pública de bibliotecas. 

?Este documento trata de um conjunto de propostas que visa à implementação de medidas de curto, médio e longo prazo, objetivando a melhoria e funcionamento das bibliotecas escolares e, conseqüentemente, da educação escolar?, explica o professor Aluizio Castelo Branco, que faz parte da equipe de organização do evento e é coordenador do curso de Biblioteconomia da UESPI.



Profissionais destacam importância do Fórum 

Os profissionais que atuam na área de biblioteconomia destacaram a importância do evento para o fortalecimento da categoria, além de trazer escritores e pesquisadores de biblioteconomia de outros estados, promovendo a troca de experiências.

?A iniciativa foi importante por reunir profissionais bibliotecários, estudantes de biblioteconomia, técnicos em biblioteca em torno de um objetivo comum e o cumprimento de nossa missão em relação à educação, mostrando a biblioteca como espaço de construção cultural e da cidadania?, avalia bibliotecária Bruna Dayane da Silva Ferreira, que trabalha no colégio Diocesano.     



O presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia, da terceira região, Fernando Braga, parabenizou o Centro de Formação e a Uespi pela iniciativa e destacou a importância da categoria promover o intercâmbio de experiências através de iniciativas como esta. 

Ao falar da efetividade das Políticas Públicas para biblioteca escolar, o Dr. Jonathas Carvalho, da UFC, destacou a exigência do profissional de biblioteconomia como gestor das bibliotecas, conforme a Lei 12.244/10. ?Já se passaram sete anos para implementação da Lei de Biblioteca Escolar e ainda tem muito a ser feito. Somente a lei não garante efetividade o que garante é a elaboração de políticas públicas. Precisamos pensar em uma política pública de médio e longo prazo que nos permita pensar uma rede de bibliotecas?, explica o professor de biblioteconomia, Dr. Jonathas. 

 


  

Lançamento de livros e exposição sobre patrimônio histórico

O lançamento de três livros trouxe aos congressistas o que tem de mais recente no mundo acadêmico na área de biblioteconomia. Dentre os livros lançados estão: ?O livro e o cometa?, do professor Márcio Henrique Almeida, ?Letramento Informacional?, da professora Bernadete Santos Campello, da UFMG, e ?Tópicos em biblioteconomia e ciência da informação: epistemologia, política e educação?, do professor Dr. Jonathas Carvalho, UFCE.