Alunos do Pronatec visitam a Controladoria Geral do Estado

Os alunos do curso técnico de Contabilidade do Programa Nacional de Acesso ao Ensino e Emprego (Pronatec) da  Unidade Escolar Edgar Tito, em Teresina, visitaram nesta quinta-feira (25) a Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE).

A visita teve como principal objetivo fazer com que os alunos conheçam de perto as atividades do órgão que tem como função realizar o controle das ações do estado.

Os alunos foram recepcionados pelo controlador adjunto da CGE, Décio Moura, e pela coordenadora de Eventos da Controladoria, Milde Lemos, enquanto o auditor governamental, Antônio Filho, fez a apresentação das dependências da CGE, para os estudantes.

Na oportunidade os alunos conheceram as atribuições da CGE e visitaram as gerências, onde puderam acompanhar um pouco do dia a dia de trabalho dos auditores governamentais.

"A iniciativa é oportunidade para que possamos divulgar nossos trabalhos e para que tenhamos essa interação maior com o público externo. Para eles também é importante, pois vivenciam a prática integrada ao mundo acadêmico. Isso ajudará a utilizarem melhor seus conhecimentos e os instrumentos de controle social que a CGE coloca à disposição da sociedade. Assim, eles também se conscientizam de utilizar essas informações para atuarem no controle dos gastos do serviço público", destacou o controlador adjunto Décio Moura.

A professora de contabilidade, Dorinha Arcanjo, destacou a importância da visita, como a possibilidade de ampliar conhecimento de seus alunos, aliando a parte teórica à prática. "A contabilidade é muito mais tradicional, com base em leis antigas, e é importante não fugir da teoria, mas também é bom apresenta-los à prática. Isso até vislumbra um aumento de perspectiva deles enquanto profissionais. Estou muito satisfeita e agradeço à CGE por nos receber. Conhecer a CGE, que trabalha na busca da gestão pública eficiente e transparente, também foi muito importante para o aluno, pois antes de serem alunos são cidadãos e jovens. Então, buscamos colocar esse jovem na sociedade com consciência política, econômica e valorizando o que é público", destacou a professora.

Para a estudante Francilene Cândido de Aquino a visita foi também inspiradora, pois a partir de agora pensa na possibilidade de se tornar auditora. "A visita abriu o nosso conhecimento. Realmente precisamos conhecer leis e tudo mais para que possamos assumir um cargo como o de auditor, que é muito bom", falou Francilene.