Ieaf realiza Formação Continuada em Língua Portuguesa


O segundo módulo do curso de Formação Continuada em Língua Portuguesa, realizado nesta terça-feira (23), no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire, tratou da Matriz de Referência de Língua Portuguesa, com foco no suporte de gêneros textuais. Os professores Evana Araújo e Ribamar Carneiro expuseram os diferentes suportes em que os gêneros textuais podem se apresentar.  

Com o tema "Implicações do suporte, do gênero e ou do enunciador na compreensão do texto", o segundo módulo do curso trouxe uma metodologia para se trabalhar os gêneros textuais na escola, na sala de aula, tendo em vista a Matriz de Referência de Língua Portuguesa. "Abordamos algumas questões ligadas ao ensino de gêneros textuais através da sequência didática", explica a professora Evana Araújo. De acordo com a professora, o suporte é o lugar onde os gêneros podem se apresentar, como por exemplo, uma charge, outdoors e meios de comunicação digital, como forma de inclusão.


O "Letramento Digital e as Tecnologias da Informação e Comunicação" também foram abordados pelo professor Dr. Ribamar Carneiro, durante o encontro. Ele fez um retrospecto do quanto a comunicação evoluiu nas últimas décadas. "No fim do século XX e, especialmente no século XXI, tivemos uma revolução no uso do computador e da internet, bem como o surgimento de novas ferramentas para produção e socialização da informação", destacou o professor Ribamar, explicando o novo contexto do ensino-aprendizagem. 
 
Para os participantes, trata-se de uma oportunidade de crescimento profissional. "A formação continuada vem enriquecer cada vez mais nossa prática pedagógica, nos proporcionando uma verdadeira associação da teoria com a vivência cotidiana, principalmente no que diz respeito às matrizes curriculares nacionais para o Ensino de Língua Portuguesa", diz a professora Kamila Stafane da Silva.