Escola orienta escolha profissional em mostra

 

O Centro de Ensino em Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida, localizado na zona Sul de Teresina, promove até o final da semana a IV Mostra das Profissões, voltada para todos os alunos da escola, do 1° ao 3° ano do Ensino Médio. O evento acontece nas dependências da escola, das 12:30 às 17:00, e esse ano tem como tema "Nossas escolhas vão dizer pra onde iremos...". 

"Essa mostra começou em 2011 com o nome Simpósio das Profissões. É um momento impar que faz com que os alunos sejam estimulados e entendam cada profissão. É uma oportunidade para troca de experiências com ex-alunos, o que é importante por que boa parte dos alunos ainda não possui uma opinião definida sobre qual profissão seguir", afirma a diretora Djanira Alencar. 

Serão apresentadas aos alunos cerca de 30 profissões por meio de palestras e mesas redondas divididas por áreas. O diferencial deste ano da mostra fica por conta da escolha de trazer ex-alunos da escola, que ainda estão concluindo seus cursos universitários, como orientadores. 

"O fato de serem antigos alunos da escola faz com que haja um maior impacto. Eles veem que podem chegar aonde esses colaboradores chegaram e podem ver como a escola contribuiu para isso. É uma linguagem mais próxima deles, para que possam alcançar grandes voos", garante ainda a diretora. 

A ex-aluna da escola, Hilda Reis, que hoje cursa Inglês na UFPI, diz que é gratificante passar sua experiência para os atuais alunos, principalmente pelo fato de terem a chance de realmente serem claros sobre as situações vividas nas instituições de ensino superior. 

"Nos sentimos em dívida com a escola. Sabemos que nem toda escola pública tem essa estrutura e essa dedicação dos professores, fazendo com que uma parte de nosso coração fique aqui e a gente vem com prazer e muita força de vontade", conta Hilda. 

Enquanto alguns ainda possuem dúvida sobre o que querem e agradecem a oportunidade de verem várias profissões, outros têm certeza do curso e afirmam que a feira serve apenas para reafirmar o que querem para seu futuro, como é o caso de Ruth Marisa, do 3° ano.

 

"Eu acredito que esse apoio que a escola nos dá é importantíssimo e a mostra nos comprova que o colégio está nos dando suporte nesse momento de pressão. Eu tenho certeza de que quero cursar Direito e com a feira esse pensamento apenas foi fixado", conclui a aluna.