Curso: Gestão Democrática e Secretaria Escolar


O Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire, realizou nesta terça-feira, 23, o segundo módulo do curso de formação continuada em Secretaria Escolar, com o tema "Gestão Democrática e a Secretaria Escolar".

No módulo de hoje os alunos conheceram a legislação que orienta a profissão, as atribuições do secretário escolar, além de trocarem experiências sobre casos práticos em que esses profissionais são solicitados a dominar algumas técnicas especificas da profissão. 


Após exposição do tema, o palestrante Sebastião Ferreira, apresentou alguns desafios práticos do ambiente em que atua o técnico em secretaria escolar, motivando a turma a mostrar como buscaria solução para os problemas enfrentados no dia a dia.


Segundo a cursista Kátia Cilene Moura, as escolas de vez em quanto recebem algumas demandas que vão além de manuseio de arquivos e produção de documentos técnicos. "Em nossa escola tivemos um caso de um aluno que estudava nos Estados Unidos e no momento da matrícula precisamos pedir um documento da embaixada em Brasília, pois todos os documentos vindos do exterior precisam de uma validação no Consulado", complementa Zélia Tavares, que trabalha na mesma escola, sobre um caso que gerou dúvidas.





O curso, que tem como público-alvo, profissionais que trabalham na secretaria escolar e gestores, tem correspondido às expectativas do público. "A secretaria escolar é o coração  da escola, é lá que se dá encaminhamento a história de vida dos alunos", diz a cursista Camila Rodrigues, da Escola James Azevedo. 


Para a coordenadora do curso, Maria do Socorro Carvalho, a iniciativa tem como objetivo instrumentalizar e orientar aos integrantes da Secretaria Escolar, para que possam cooperar no sentido de desempenhar com eficiência as funções que lhes competem para garantir a perfeita dinamização escolar. O próximo encontro será dia 20 de junho e terá como tema: "Atribuição de uma secretaria escolar: organização e funcionamento".