Projeto de prevenção a gravidez é sucesso no Premem Norte

Uma iniciativa exitosa está de volta ao Centro Estadual de Educação Profissional Prefeito João Mendes Olímpio de Melo, mais conhecido como Premen-Norte, em Teresina. Depois de reduzir consideravelmente os casos de gravidez entre as alunas, o projeto ?Na Adolescência não faça filhos, leia livros? deu início a sua segunda edição.

A professora Lessandra Ribeiro, idealizadora do projeto explica que a experiência é realizada com estudantes do 1º do Ensino Médio e consiste em fazer com que os alunos, divididos em casais, cuidem de um pintinho, como se fosse um bebê. O casal de estudantes deve registrar o "filho" e ainda acompanhar o desenvolvimento, anotando tudo na caderneta de saúde, durante 25 dias.

"Iniciamos o projeto ano passado e desde então não tivemos nenhum caso de gravidez entre os alunos que participaram. Priorizamos os estudantes do 1º ano porque estão entrando no Ensino Médio e conscientizando-os faremos com que evitem uma gravidez precoce", disse.

Os alunos inseridos na segunda edição do projeto já se encontram com os pintinhos e no próximo dia 09 de junho farão a devolução do filhote durante um momento de integração na escola, onde devem falar aos demais estudantes sobre a experiência vivenciada. 

Como parte do projeto, a escola realiza também palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e demais orientações sobre prevenção à gravidez precoce.

"Nossa meta é zerar a gravidez precoce na nossa escola, e reduzir ao máximo no Piaui, quando alcançarmos essa meta teremos menos evasão escolar, mais progresso, mais famílias equilibradas, com pais emocionalmente e fisicamente adultos e preparados, profissionalmente qualificados, pois na adolescência leram livros e estudaram no tempo adequado", concluiu Lessandra Ribeiro.