Palestra aborda Ética, educação e cidadania na escola

O Ciclo de Palestras de Temas Interdisciplinares promovido pelo Centro de Formação Antonino Freire, teve como tema desta semana "Ética, educação e cidadania na escola".  A explanação do tema contou com a participação da diretora geral do Centro, Gildete Milu; o professor do Instituto Federal de EducaçãoCiência e Tecnologia do Piauí (IFPI), mestre Francisco Alves Frazão Filho e o professor Rogério de Oliveira Carvalho.

Na abertura da palestra, a professora Gildete Milu fez uma abordagem mostrando a importância da ética e da moral na prática docente e na formação cidadã do corpo discente. Ela destacou que o resultado desse trabalho vai refletir na forma como esse futuro cidadão e profissional se posiciona no mundo. "A ética e moral nunca estiveram tão presentes na vida do brasileiro", pontuou.

O professor e mestre Francisco Alves Frazão fez uma análise sociológica sobre o tema, mostrando como a consciência moral e a ética são partes indissociáveis e de importância ímpar na formação educacional. O professor fez um resgate de como o tema vem sendo tratado, especialmente, na formação docente e a repercussão disso na vida prática.

O Ciclo de Palestras tem como objetivo suscitar uma visão crítica e política de professores e servidores da educação, bem como sua autonomia quanto ao respeito à democracia e a diversidade histórica, sociopolítica, cultural e ideológica, bem como discutir  a prática de ensino interdisciplinar, em articulação com os componentes curriculares da área de ciências humanas, além de compreender os desafios  do ensino, na perspectiva da interdisciplinaridade.

A próxima palestra acontece dia 01 de junho com o tema "A Interdisciplinaridade entre os componentes curriculares da  área de Humanas I". Os interessados podem fazer inscrição através do site: http://credencial.imasters.com.br/gefapi.