Escola de Altos aborda a temática do abuso sexual infantil

Os alunos do CETI Rama Boa, no município de Altos, participaram, nesta quarta-feira (17), do ciclo de palestras em alusão à campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, celebrado no dia 18 de maio. A escola representou a rede estadual de ensino durante a campanha de iniciativa da Secretaria Municipal de desenvolvimento Social e Cidadania da cidade.

No ciclo de palestras, realizado no auditório da biblioteca municipal, foi discutido ainda sobre ?Direitos e Deveres das Crianças e adolescentes?, proferido pelo Promotor da comarca de Altos, Dr. Paulo Rubens Parente Rebouças. No segundo momento foi abordado o tema ?Efeitos da violência sexual contra criança e adolescente no contexto familiar?, debatido pela Dra. Lia Raquel Prado Burgos Ribeiro Martins, Promotora de justiça e Coordenadora de defesa da infância e Juventude.

Ampliando as discussões fora da sala de aula, os alunos aproveitaram o tema dos palestrantes para esclarecer dúvidas importantes, uma vez que se tratava de assuntos de grande interesse para o convívio deles. Na ocasião os estudantes  realizaram um desenho e presentearam a palestrante.

A diretora do centro de tempo integral, Clemilda Almeida, ressaltou a importância da parceria e diálogo entre educação e justiça, proporcionando momentos de aprendizagens significativas aos alunos.

"Entendemos que parcerias como estas são de extrema importância para a escola, haja vista que se trata de uma ação educadora e esclarecedora tanto para os alunos, professores e para a própria direção. Ações como estas fazem de nossos alunos protagonistas e corresponsáveis pelo processo ensino e aprendizagem", disse a diretora do CETI.

Dando continuidade à discussão os alunos do CETI Rama Boa farão uma caminhada de mobilização comunitária no combate ao abuso e a exploração sexual contra criança e adolescente. A caminhada acontecerá na quinta-feira (18).