Seduc realiza encontro com gestão integrada

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza nesta terça (16) e na quarta (17) um encontro de gestores para tratar das estratégias de trabalho da educação piauiense. O evento acontece no auditório do Tribunal de Contas (TCE) e reúne equipes da secretaria, além de diretores, coordenadores  e gerentes regionais de educação.

"Este é mais um momento de planejamento da Secretaria de Educação, onde nós estamos nesse encontro, firmando um pacto pela aprendizagem", afirma a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar da Seduc, Ana Rejane. De acordo com Ana,  o foco é a melhoria da qualidade de ensino, especialmente trabalhando a elevação da proficiência de língua portuguesa e matemática, a mobilização e articulação dos conselhos da família, para que os alunos possam realmente frequentar a escola, participar das avaliações, participar de todo o processo de ensino e também trabalhar para corrigir o fluxo.

O objetivo do encontro é fazer com que a evasão escolar seja aproximada ao máximo de zero. Para isso, existe toda uma política que está sendo trabalhada que envolve o Mobieduca.me, o Iseduc, que vai articular com a família para que esse aluno realmente frequente a escola e tenha uma melhoria no seu nível de aprendizado.

Para a professora Maria Lucilene, que substitui a coordenadora da 6ª Gre no evento, é importante participar do encontro e poder ouvir e repassar o que está sendo discutido, aos demais gestores das escolas. "Ainda existe muito professor que não acordou para a nossa realidade. O bom seria se todos pudessem participar, poder assimilar os conteúdos e assim melhorarmos cada vez mais a qualidade do nosso ensino", disse a professora.

Durante o encontro estão sendo discutidos temas como a democratização do acesso ao ensino, implementação das práticas pedagógicas, programas em andamento (Chão da escola, Mobieduca.me, I-Seduc, Pré-Enem, Mais Educação, Tempo Integral, dentre outros).

Para o superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto, a ideia é que seja realizado um pacto pelo planejamento educacional de 2017. "Vamos fechar um plano de trabalho para esse ano, com a perspectiva de buscar sempre impactar com ensino e aprendizagem. A ideia central é esclarecer alguns gerentes e coordenadores de ensino na perspectiva de que eles levem a cada um dos gestores da escola, essas informações, para termos procedimentos e rotinas dentro da escola, e assim sistematicamente, fazer a avaliação correta, recuperar o aluno, e disso tirarmos  o resultado do ensino/aprendizagem, claro que buscando o melhor desempenho do nosso aluno", comenta.

No dia 17, será tratado sobre a nova configuração das Gerências Regionais de Educação, bem como estrutura e atribuições; além de assuntos como funcionamento das escolas, planos de monitoramento e apresentação dos novos módulos do I-Seduc