Estagiários de Segurança do Trabalho realizam palestras

Os alunos do Curso Técnico de Segurança do Trabalho do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que fazem estágio na Escola Fazendária, estão realizando um ciclo de palestras sobre saúde e segurança do trabalho para os funcionários, terceirizados da Escola Fazendária e alunos dos cursos técnicos do Programa.



O objetivo é informar aos trabalhadores sobre os riscos de suas atividades, bem como as medidas de proteções coletivas e individuais e, ainda, estabelecer relação entre o trabalho e a saúde do trabalhador e compreender as interfaces com o meio ambiente.

As palestras deverão acontecer durante toda a semana, abordando temas como a importância do TST, análise de risco, fiscalização e penalidades, ergonomia, legislação previdenciária,  saúde do trabalhador e acidente do trabalho.




O professor de estágio, Antonio Lira, explica que os alunos estão fazendo uma mostra do conteúdo que absorveram durante o curso. "Temos três fatores  que devemos abordar durante o estágio, que são a documentação (análise de documentos), classificação de risco (atividade que o órgão  desenvolve), sinalização de advertência, atenção e comunicação (avisos) e o corpo a corpo (conversa formal ou informal com o trabalhador) diálogo diários de segurança", frisou o professor Lira.