CEFTI Pequena Rubim realiza o projeto Paz na Escola


 

 

Aos 12 anos, Anaiza Ribeiro, aluna do 7º ano do Ensino Fundamental do Centro de Ensino Fundamental (CEFTI) Pequena Rubim, pede uma sociedade mais segura. E para isso ela sabe que a escola e a atitude de cada um são primordiais. "Precisamos de paz em casa, na escola, na rua e no mundo e cada um de nós pode fazer algo para que isso aconteça", enfatiza.


 

Na tarde desta sexta-feira (12) a escola realizou a culminância do projeto com palestras, apresentações artísticas e um tributo aos pacifistas mundiais. A professora Adriana Barros, idealizadora do projeto, afirma que o "Construindo a Paz na Escola" surgiu com o objetivo de contribuir para a construção de uma cultura de paz. "Através do resgate dos valores, da interação social com respeito mútuo, do estímulo ao afeto e da solidariedade pretendemos mostrar a esses jovens que o mundo pode ser muito melhor, pois, como diz nosso lema, A paz é a gente que faz", relata.


 

A escola conta com apoio da Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE). Durante a culminância do projeto os alunos contaram com a palestra "Amai-vos uns aos outros", proferida pelo professor e sargento Jefferson Rodrigues. "Ficamos muito felizes em contribuir com esse belo projeto, bem como em desmistificar a imagem da polícia que deve ser vista como amiga da sociedade", destaca.


 

O CEFTI Pequena Rubim possui cerca de 400 alunos matriculados no Ensino Fundamental, que estudam em regime de tempo integral. A escola tem a responsabilidade de prepará-los para entrarem no Ensino Médio e para ajudar na formação dos estudantes são desenvolvidos vários projetos. "A escola trabalha há muito tempo com projetos. Nós temos o "Caminhos da Leitura", que nos ajudou a conscientizar os alunos sobre a importância da leitura", disse Francisca Viana, diretora do CEFTI Pequena Rubim.


 

A escola desenvolve ainda projetos de música através do qual os alunos têm aulas de violino, teclado e formação de banda, além do projeto do meio ambiente.