Escola realiza capacitação para o Parlamento Jovem

O Centro de Ensino de Tempo Integral - CETI João Henrique de Almeida Sousa, está capacitando seus alunos para o Projeto Parlamento Jovem. A capacitação vem acontecendo desde março e na última quinta, 11, foi realizada a segunda etapa com a presença de uma advogada.

"No primeiro momento os estudantes tiveram orientações dos professores de português, agora eles estão sendo acompanhados pela advogada da GRE, Lucimar Vieira, onde ela explana sobre a construção de Projetos de Lei, para que eles já entendam o que é o projeto", disse a diretora da escola Djanira Alencar.

Ainda segundo a diretora, 39 alunos estão participando da formação. "De cada sala do 2º e 3º ano foi realizada uma seleção, onde os interessados em participar se apresentaram e então se inscreveram para os encontros".

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

Na edição de 2016, o PJB teve dois representantes piauienses, Antonia Maria Ferreira da Silva, da escola Nossa Senhora da Paz e João Marcos Borges da Silva, do Ceti João Henrique.

Um terceiro momento será realizado com a presença do estudante João Marcos, onde ele apresentará seu projeto de lei que aborda a implantação de projetos de responsabilidade socioambiental dentro das escolas públicas. O projeto prevê a criação de "mini ONGs" com campanhas que possam melhorar a vida da comunidade local.

Você estudante, pode participar escrevendo um projeto de lei, pensando na realidade de seu país, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de propostas de lei, sobre qualquer tema.

O evento este ano será realizado entre 25 a 29 de setembro nas dependências do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), nos plenários das comissões e no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara em Brasília.

O programa é voltado para alunos do ensino médio ou técnico de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos. O jovem tem que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.