Alunos participam de aula campo sobre mineração em Pio IX
Alunos
da Unidade Escolar Nossa Senhora do Patrocínio, localizada em Pio IX,
participam nesta sexta-feira (11) de uma aula de campo na indústria de
mineração na Fazenda Quixaba. A atividade faz parte do projeto de criação de um
laboratório de Geologia e Paleontologia na escola.
O
professor Belarmino Ferreira, autor do projeto, explica que de forma
interdisciplinar pretende-se ampliar os conhecimentos dos alunos quanto aos
fatores Geomorfológicos, Geológicos, Paleontológicos, Históricos, Culturais e
biológicos, que envolvam a formação dos variados tipos de rochas e quais
espécies de vida foram registradas ao longo das eras.
"O
estudo tem por finalidade conhecer a realidade das relações socioambientais, da
indústria da mineração na comunidade rural do Sobrado distrito de Pio IX, no
estado do Piauí, tendo em vista seu potencial de impacto negativo ante tais
relações, e a necessidade imperiosa de se adotar medidas para sua prevenção e
ou mitigação", revela.
Os
alunos irão conhecer a mina de mármore na Fazenda Quixaba é localizada na região
leste do município de Pio IX, extremando com a região sul do Ceará. Localizada
à extremidade ocidental da unidade geomorfológica da Chapada do Araripe, dentro
da Área de Proteção Ambiental - APA.
O
professor explica ainda que a importância do projeto consiste em reafirmar a
escola como espaço de produção de conhecimento e cultura e não apenas como
espaço de consumo onde se busca e se reproduz informações.
"Além
disso, há a possibilidade de se trabalhar buscando construir novas identidades,
novos discursos, novos valores, produzindo conhecimento e cultura de forma mais
intensa. Mostrar aos discentes que é possível constatar as informações
estudadas a partir de materiais que estão no nosso meio", concluiu.
A
intenção final é a instalação de um laboratório de Geociências composto por
rochas, minerais e fósseis, como uma ferramenta pedagógica capaz de fornecer
elementos para a compreensão do passado geológico e biológico sobre vários
aspectos devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e
modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.