Professores de Língua Portuguesa participam de Formação


Os professores de Língua Portuguesa da rede pública estadual participaram nesta terça-feira (09), no Centro de Formação Antonino Freire, de uma oficina do curso de formação continuada, cujo objetivo foi prepará-los para trabalhar os sistemas de avaliação, como Prova Brasil, Saepi, Ideb,  dentre outros, com seus alunos. 


A professora Kamila Silva destacou a relevância da iniciativa devido os formadores trazerem temas que auxiliam os professores nas práticas em sala de aula. "Vale muito a pena essa troca de conhecimento e a formação continuada", disse. Já o professor Edson S. Carneiro diz que o curso tem como resultado a melhoria na prática docente. "Em conseqüência desse trabalho também acontece o crescimento e desenvolvimento de nossos alunos", explica.

A professora Evana Araújo e o professor Ribamar Carneiro, conduziram os trabalhos fazendo uma oficina de trabalho prático ao final da exposição. "Cada tópico de língua  portuguesa reúne um grupo de descritores que visa a avaliação de diferentes competências, como por exemplo, distinguir um fato de uma opinião relativa a determinado fato", explica Evana Araújo. 



A importância da formação continuada, para a professora Sandra Maria Fortes de Moraes,  está no fato do professor encontrar mecanismos novos para a prática pedagógica em sala de aula. "Sentimos a necessidade de buscar adaptação a esse novo momento  do ensino de língua portuguesa de saber como trabalhar com os descritores  de língua portuguesa", diz a professora Sandra.



Segundo o professor Lucas Carvalho de Araújo, a iniciativa  é positiva por renovar os saberes visando uma aplicabilidade em sala de aula, tendo em vista que o conhecimento é dinâmico. "Também é importante por atualizaras matrizes e a base nacional em debate", completa a professora Aldenice Maria dos Reis.