I Fórum de Formação dos Profissionais da Educação reúne professores do PI, BA e CE

Teve início nesta segunda-feira (12), o I Fórum de Formação dos Profissionais da Educação e Formação de Professores da Educação Básica, que acontece no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire, no período de 12 a 14 de dezembro, reunindo professores, gestores educacionais, estudantes e escritores.

De acordo com a diretora Geral do Antonino Freire, Gildete Milu, ao longo desses três dias de Fórum, os estados do Piauí, da Bahia e do Ceará vão trocar experiências sobre os desafios da formação continuada e a qualificação de professores. "A proposta visa discutir e buscar um novo formato para a educação continuada do estado do Piauí", diz Gildete.

O professor Dutra da UESPI falou em nome das instituições de ensino superior, destacando que a programação do Fórum contempla aspectos contemporâneos acerca da formação dos professores que pautam o debate nacional tanto no aspecto do currículo quanto das políticas públicas voltadas para essa área. "Com certeza esse trabalho vai ecoar nas escolas", destacou.

O superintendente de Ensino da Seduc, Carlos Alberto Pereira, também destacou a importância da formação continuada para melhoria das avaliações de desempenho e da melhoria da qualidade do ensino. "Até que ponto a relação universidade escola é cumprida?", indagou destacando a necessidade de um trabalho conjunto entre teoria e prática, universidade e escolas.

Durante a palestra de abertura a Dr. Sueli Pinho, do Instituto Anísio Teixeira, frisou o  desafio de cumprir o que está estabelecido na LDB dentre outras legislações bem como da necessidade do professor se manter atualizado. "Como as secretarias estaduais e municipais tem trabalhado para viabilizar o que foi estabelecido como metas para a educação?", questionou Sueli durante abertura do encontro, lembrando que a política de formação de professores é uma das ações  necessárias mas não a única.

A abertura do encontro contou com a participação do coral Música para Todos que interpretou  o hino do Piauí, e com a participação de representantes de várias instituições como o professor Gildásio Guedes,  da UFPI; Dr. Severiano Alves, representado o Instituto Anísio Teixeira; o Sup. Institucional da Seduc, José Barros Sobrinho; a representante do IFPI Laura Maria;, dentre outros.  As atividades continuam nesta terça-feira (13) no auditório da instituição.