Projovem Urbano forma 80 alunos em Urucuí

A secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep), realizou na última sexta-feira (09) a formatura de 80 alunos do Programa Projovem Urbano, edição 2014, no município de Urucuí. 

A solenidade contou com a presença de todos os professores do núcleo do município, além de familiares dos alunos, que deixavam transparecer toda a alegria da vitória dos filhos em concluírem o ensino fundamental depois de anos sem estudar.

EM seu discurso, o coordenador geral do Projovem, Allan Kardec, lembrou dos esforços feitos pelos coordenadores de polo, professores, da Diretora da Uetep, Adriana Moura, dos assistentes pedagógicos e da própria Secretária de Educação, Rejane Dias, para manter ativo o Programa nos 40 municípios e resgatar cerca de 3 mil alunos, que estavam sem estudar por falta de incentivo. "O Projovem Urbano é bem diferente, pois incentiva os pais a estudarem proporcionando um acolhimento para os filhos dos alunos durante as aulas. Contamos ainda com a busca ativa que é feita pelos próprios professores e acolhedores, não deixando que os alunos desistam do curso. Claro que temos evasão, mas seria bem maior se não tivéssemos esse trabalho de nossos educadores", destacou.

O Projovem Urbano atende jovens de 18 a 29 anos e busca a reinserção deles na escola e no mundo do trabalho, bem como o desenvolvimento de experiências de participação cidadã. Os alunos atendidos pelo Programa são, em sua maioria, pais e mães que não tem com quem deixar seus filhos no horário das aulas e para tanto, o Projovem dispõe de Salas com Educadores para o Acolhimento das crianças de zero a oito anos de idade. Neste caso, os estudantes frequentam a escola sem a preocupação com a segurança dos seus filhos, pois enquanto estão na sala de aula, seus filhos estão nas Salas de Acolhimento desenvolvendo atividades lúdicas e recreativas.