Alunos com deficiência auditiva participam de Colação de Grau na U.E. Mathias Olympio

A Unidade Escolar Unidade Escolar Mathias Olympio realizou no último sábado (10), a cerimônia de Colação de Grau para os alunos concludentes do Ensino Fundamental e Médio. Ao todo, 33 alunos comemoraram a conquista de finalizarem mais uma etapa na vida escolar, dentre eles, cinco alunos com deficiência auditiva.


De acordo com o diretor da escola, Gilmar Furtado, a iniciativa tem como principal objetivo melhorar a autoestima e confiança dos alunos. "Com a realização do evento de colação de grau eles comemoram a vitória de avançar nos estudos e sentem-se motivados a dar continuidade, buscando a realização pessoal e profissional, confiantes em um futuro melhor," afirmou.

Dentre os alunos com deficiência auditiva que participaram da Colação de Grau estava Françoan Ribeiro da Silva Monteiro. O jovem de 22 anos nasceu com surdez total e na Unidade Escolar Matias Olímpio foi alfabetizado e letrado para a Língua Brasileira de Sinais. Este ano, antes mesmo de concluir o Ensino Médio, Françoan foi aprovado em primeiro lugar para o curso de licenciatura plena em Letras-Língua Brasileira de Sinais (Libras), da Universidade Federal do Piauí. 


A Unidade Escolar Mathias Olympio acolhe alunos com deficiência auditiva, dando todo o suporte para o aprendizado. Os estudantes surdos contam com intérpretes nas aulas, além do programa de Atendimento Individualizado (AI), que funciona como um reforço escolar no contra turno. A escola realizou a Cerimônia de Colação de Grau dos alunos pelo 5º ano consecutivo.