Projovem oportuniza casal a concluir o Ensino Fundamental em Amarante

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através do Programa Projovem Urbano, vem oportunizando o retorno aos estudos a vários jovens e adultos do Estado do Piauí. Em Amarante, Janiere Soares Lima, de 21 anos, e Endrey Solienann da Costa, de 27 anos, receberam juntos seu diploma de Ensino Fundamental. Ele parou de estudar em 2010 e ela estava há dois anos sem entrar em uma sala de aula. Na solenidade de formatura dos dois, realizada na última quinta-feira (08), na Câmara Municipal de Amarante, o filho do casal  de 01 ano de idade, Enzo Gabriel, fez a entrega do certificado da mãe,  Janiere Soares.

"Estou muito emocionada em poder receber das mãos do meu filho o meu certificado, o curso tem a duração de 18 meses e ele tem apenas 1 ano, posso afirmar que ele nasceu no auge da realização do meu curso e do meu sonho. O Projovem fez uma grande mudança em nossas vidas, agora não vamos mais parar e vamos partir para um curso técnico do Ensino Médio", afirmou Janiere Soares.

Para o coordenador geral do Projovem Urbano, Allan Kardec, o propósito do governador Wellington Dias e da Secretária de Educação, Rejane Dias, é oportunizar os jovens e adultos que por algum motivo não concluíram seus estudos. "Queremos resgatar todos com idade 18 a 29 anos, que continuam foram da sala de aula, para retomarem seus estudos e o Projovem é o caminho para isso", declarou Alan Kardec.

Para a aluna Rosimayra Rodrigues dos Santos foi uma grande experiência tanto pelo aprendizado quanto pela experiência de fazer novas amizades durante os 18 meses. Rosimayra também cursou o ensino fundamental no Projovem com o esposo enquanto isso os filhos ficavam na sala de acolhimento.

"Cheguei a pensar que o Projovem não teria esse resultado na minha vida, ou melhor, não acreditava que hoje estaria aqui empolgada, feliz e preparada para enfrentar uma nova fase da vida. Tudo está dando certo e nem eu nem meu esposo pensamos em parar, vamos continuar e fazer o ensino médio e quem sabe uma faculdade", relatou Rosimayra emocionada.