Educadores participam de Fórum de Formação dos Profissionais da Educação Básica

Tem inicio nesta segunda-feira (12), o I Fórum de Formação dos Profissionais da Educação Básica, que será realizado a partir das 18h30 no auditório do Centro de Formação Antonino Freire, reunindo professores, gestores educacionais, dentre outros profissionais da educação.

A palestra de abertura será com a Dra. Ana Suely Teixeira Pinho, coordenadora pedagógica do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que tratará da "Formação Inicial e Continuada dos Professores da Educação Básica: Avanços históricos e desafios para os próximos anos".

As reformas no currículo e no ensino pelas quais a educação brasileira está passando serão tratadas em um dos grupos de trabalho do Fórum. Outros temas que também serão abordados serão a Formação Inicial de professores e a Formação Continuada de Professores com foco na educação integral e inclusiva, que terá como palestrante Severiano Alves Sousa, do Instituto Anísio Teixeira (IAT), da Bahia.

Na terça (13), a partir das 8h, os representantes dos Centros de Formação dos Profissionais da Educação da Bahia, do Ceará e do Piauí farão uma socialização das experiências desenvolvidas nos Centros dos respectivos estados. Durante a tarde, a partir das 14 h, o tema será a "Formação Inicial e Continuada de Professores na perspectiva da Educação Integral e Inclusiva", que terá como debatedores o presidente da Fundação CEPRO, Antonio José Medeiros; o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação, Heleno Araújo; a representante da UNE, Isadora Cortez; dentre outros.

Durante o evento haverá o lançamento dos livros: "Formação continuada de professores: desafios da alfabetização na idade certa", de autoria de Antonia Edna Brito e Raimunda Alves Melo (PNAIC da UFPI), e "Eleições diretas em Escolas Públicas: possibilidades de gestão democrática?" de Maria José da Costa Sales, além de exposição de arte na biblioteca da instituição, que acontece a partir das 18h30 desta terça.