Projeto proporciona aumento no número de alunos que se interessam pela leitura

Estimular o hábito de ler em todos os envolvidos na comunidade escolar. Parece um desafio difícil de ser vencido, mas está dando certo na Unidade Escolar Nossa Senhora do Perpetuo - Cerâmica Cil, por meio do Projeto "Leitores Para a Liberdade", iniciativa realizada através da ferramenta de gestão Jovem de Futuro. No último dia 28, aconteceu a culminância da 1º Edição do projeto, que teve a participação de toda a escola.

De acordo com diretor da Unidade, Antônia Pádua, a proposta do Projeto era incentivar o hábito da leitura nos jovens do ensino médio, com a meta de que cada aluno lesse pelo menos vinte obras ao longo do ano. "A decisão de realizar este trabalho com os alunos foi após percebermos a grande dificuldade que os mesmos têm de ler, interpretar, de se expressar e até mesmo de sentar na biblioteca para folhear um livro ou uma revista. Queremos despertar e incentivar o interesse pela leitura e, obviamente, fazer com que ele passe para o papel suas emoções através da arte de escrever, desenhar e interpretar, motivados pelo conhecimento que adquiriram ao longo do ano", afirma.

Superando a meta, a escola finalizou o projeto com a leitura de 698 obras, sendo 304 livros lidos pelos estudantes do turno da tarde e 394 lidos pelos alunos do turno da noite.

Antônio Pádua, acrescentou ainda que no decorrer do ano a biblioteca da escola tornou-se um dos espaços preferidos de boa parte dos 231 estudantes da unidade. No local, são realizadas ações criativas de incentivo à leitura e de formação de leitores. Além do empréstimo de livros, gibis, jornais e revistas, a biblioteca é o cenário onde histórias são contadas com a ajuda de livros, música e de outros objetos lúdicos.

A prova de que o projeto deu certo está na melhoria da qualidade dos textos produzidos pelos alunos e as boas notas "É gratificante ver o quanto os alunos têm se interessado pela a leitura, é claro que temos aqueles que têm mais dificuldade, mais mesmo assim procuramos trabalhar com ele, mostrando a diversão que é a leitura e a importância dela. O que percebemos também é que muitos dos nossos alunos não se contentam em ler somente na escola, eles têm ido até a biblioteca e adquirido livros também. Tudo isso é sem dúvida gratificante, pois temos a certeza de que a sementinha que estamos plantando está dando frutos", destacou Antônio.

Para Marlene Lima, gerente da 19ª GRE (Gerência Regional de Educação), é de suma importância promover o gosto pela leitura, o engajamento dos alunos e a melhoria do ensino na escola. "Foi uma iniciativa interessante, trabalhou a leitura de forma muito satisfatória e com resultados positivos?, disse.

A ideia foi tão bem recebida pela comunidade escolar que, para a 2ª Edição, o projeto vai acontecer de forma mais elaborada. "Já estamos trabalhando para que em 2017 possamos fazer o nosso trabalho ainda melhor, a nossa biblioteca nos próximos meses estará sendo reformada para melhor atender a comunidade escolar", finaliza a gerente.