Alunos do Projovem Urbano de Pedro II fazem relatos emocionantes em Formatura

Homenagens e depoimentos emocionados marcaram a Formatura dos alunos do Programa Projovem Urbano do município de Pedro II, que aconteceu na última sexta feira (02).

A solenidade teve início com um vídeo que mostrava as atividades estudantis realizadas durante os 18 meses de curso. O vídeo tratava do sucesso das ações realizadas e do agradecimento aos educadores e acolhedores que ficavam com as crianças enquanto os pais estudavam. 

Ao iniciar oficialmente a solenidade de formatura, o coordenador Geral do Projovem Urbano da Seduc, Allan Kardec,  falou  da importância do Programa  para a inclusão de jovens e adultos  no processo de ensino aprendizagem e grande momento de finalização dos cursos em 40 municípios do Piauí.


Ao final da solenidade, a aluna Joyce da Silva deu seu depoimento relatando que ao ingressar no Projovem pensou em desistir duas vezes, mas com o incentivo das educadores  conseguiu  concluir seu curso. "Eu era muito tímida e sabia ler muito pouco. Hoje estou aqui conseguindo ser uma pessoa melhor e gostaria de dizer que não vou parar por aqui e vou em frente nos meus estudos", falou Joyce.



Entre os educadores do Programa, a professora Ana Cristina também foi homenageada por alunos e demais professores, por se destacar pela dedicação, compromisso e profissionalismo no Projovem de Pedro II. Foi justamente a professora que incentivou os alunos a não desistirem do curso, pois fazia uma busca ativa dos alunos desistentes, ou seja, ia na casa dos alunos para incentivá-los. "Eu passei por momentos de dúvida durante o curso, antes não tinha nenhuma atividade educacional. Hoje, graças ao incentivo da professora Ana Cristina, conclui o ensino fundamental e fiz ainda o curso básico de informática e ainda trabalho como motorista de transporte escolar do município. A partir de agora não vou parar mais e vou continuar", declarou o formando Olavo.

O Projovem Urbano é um Programa destinado a jovens que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental, na faixa etária entre 18 e 29 anos, na modalidade EJA, com duração de 18 meses. Objetiva a elevação da escolaridade, visando à conclusão do ensino fundamental, a qualificação profissional para o trabalho e ao desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania.