Projovem Urbano forma 70 alunos em Altos



O ProJovem Urbano de Altos realizou na última sexta-feira (02), na Escola Afonso Mafrense, a formatura de 70 alunos. O curso teve duração de 18 meses e formou alunos no ensino fundamental e na qualificação profissional no arco administração. No Piauí o Projovem Urbano é executado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), sendo destinado às pessoas que tenham de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever, mas que ainda não concluíram o Ensino Fundamental.


Os alunos matriculados desenvolvem atividades junto à comunidade e têm a oportunidade de aprender um ofício nos eixos profissionalizantes.

A formatura em Altos foi marcada por muita emoção e histórias de superação, como é o caso do jovem casal Wilames Alcântara (29 anos) e Andressa Ravena (19 anos), pais de um bebê de apenas 11 meses que os acompanhou a escola durante todo o período do curso. Para Andressa frequentar a escola grávida e, posteriormente com um bebê pequeno no colo não foi fácil, mas o sacrifico valeu a pena.


"Casamos muito cedo e por conta das responsabilidades do casamento tivemos que interromper os estudos e quando soubemos que o Projovem chegou em Altos resolvemos estudar, mas logo engravidei, mas não parei de frequentar as aulas.  Quando tive o bebê as coisas ficaram difíceis, pois ele precisava mamar e por isso levávamos ele para a sala de aula, enquanto eu segurava o bebê, meu marido copiava o conteúdo e estudávamos em casa. Foi difícil, mas conseguimos chegar até a reta final. Agradecemos aos professores pelo incentivo e compreensão. Meu esposo e eu temos consciência que as melhores portas só se abrem através dos estudos e vamos em busca de mais e mais conhecimento", disse Andressa.


Durante a solenidade, a Diretora Estadual do Programa, Adriana Moura em sua mensagem pediu que os alunos não desistissem de estudar. "Continuem os estudos, não desistam e não desistam dos seus sonhos. Vocês são vencedores. Parabenizo as coordenadoras, professores e todos os profissionais da educação, em especial os alunos, pela determinação e força de vontade", disse.


De acordo com Allan Kardec, Coordenador Estadual do Programa, o Projovem está implantado em 40 municípios do Estado e objetiva oportunizar formação integral ao jovem, associando elevação da escolaridade, qualificação profissional inicial e participação cidadã. "Buscamos sempre alcançar os objetivos do programa, que são aumentar o grau de escolaridade de nossos jovens e proporcionar qualificação profissional", afirma.

No Piauí existem cerca de 3 mil alunos matriculado no Projovem Urbano e neste mês de dezembro acontecerão formaturas em 40 municípios do Estado.