Alunos piauienses ganham medalhas em Olimpíada de Robótica 2016

O Piauí obteve excelentes resultados na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR - 2016), que  fez parte da programação da Olimpíada do Conhecimento - na competição de robótica LEGO - First Lego League (FLL), um evento realizado em diversos países e que no Brasil ocorreu nos dias 10, 11, 12 e 13 de novembro em Brasília (DF).

Os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Liceu Parnaibano, do município de Parnaíba, conquistaram medalhistas como Melhores Programadores, medalhista de ouro com o aluno Francisco Wellington Sobrinho, medalhista de bronze na Plataforma KhanAcademy com o aluno Alan Barros e medalhista na OBR Fase Teórica com o aluno Tiago Félix dos Santos.

O resultado foi divulgado na quarta-feira (30) e participaram da Olimpíada dez alunos e três professores do Liceu Parnaibano, que estão diretamente envolvidos com o Projeto que forma o Grupo de Estudos de Robótica Básica, criado em maio de 2015 em parceria com o IFPI.

O Governo do Estado através da  Seduc deu todo apoio financeiro para que os alunos participassem do evento  e contou ainda com a parceria do SESI/FIEPI, com o envio dos kits LEGO e viagem de parte da equipe.

De acordo com o edital do evento, a equipe tinha que apresentar os robôs programados a executar vários desafios na arena que segue a temática animais nas estradas. A equipe apresentou banner da pesquisa, exposição de aplicativo (app android) para coleta de dados de acidentes nas rodovias piauienses (com a ajuda de dados estatísticos conseguidos na Polícia Rodoviária Federal PRF).

" Ficamos em 13º Lugar de 27 equipes (participação de todos os Estados Brasileiros). Um ótimo resultado mediante pouquíssimo tempo de estudo. Assim, esse evento proporcionou novos conhecimentos, novos contatos e capacitação de nossos alunos e instrutores, no qual a meta é para 2017 expandir o projeto para novos alunos e participar de novas competições e olimpíadas científicas", esclareceu o coordenador do Projeto, Cristiano Pessoa Lages.

"Foi um evento muito importante, pois foi muito proveitoso devido a troca de conhecimento e principalmente porque não teve aquela disputa, trabalhamos juntos até tarde da noite para apresentarmos o melhor trabalho", frizou Danilo do Curso, Técnico em Informática.

Para Francisco Emanuel, do 1º ano do Ensino Regular, a viagem foi muito importante para a vida estudantil, pois puderam conhecer e compartilhar as experiências de outros estados.

Para eventos futuros, os  instrutores Alberto Senna e Rafael Magalhães , informam que irão apresentar artigo científico sobre a aplicação da robótica no ensino de física no Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) em janeiro de 2017,  em São Carlos (SP). Em fevereiro a equipe de Robótica irá participar da Olimpíada LEGO - Etapa Regional em Salvador (BA).