SAEPI analisa desempenho das escolas em todo o Piauí

  

Cerca de 128 mil alunos da rede pública estadual do Piauí realizaram nesta quarta-feira (30) as provas da 5ª edição do Sistema de Avaliação do Estado do Piauí (Saepi). Foram aplicadas provas de português e matemática, além de um questionário socioeconômico para os estudantes do Ensino Fundamental (6° e 9º ano) e Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª série), nas 567 escolas da rede.

Com o resultado das provas, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) pretende avaliar e promover a superação dos fatores que contribuem para os elevados índices de evasão e da distorção idade/série. 

A diretora da Unidade Escolar Estado de São Paulo, Maria de Fátima, revela que todos os alunos da escola fizeram a prova, que ocorreu de forma tranquila. 

"Existem os indicadores nacionais, como o Ideb, que já nos apontam como precisamos melhorar, mas o Saepi é nosso próprio sistema de avaliação e com ele poderemos diagnosticar e planejar as próximas ações para melhorarmos ainda mais o processo educacional da nossa escola", destaca a diretora. 

De acordo com a coordenadora de planejamento da Seduc, Virna Teixeira, com o alcance das metas estabelecidas pelo Saepi, o índice educacional da escola pública tende a melhorar. 

"É a partir do SAEPI que poderemos promover um diagnóstico da realidade educacional do Estado, redirecionar o planejamento e a prática pedagógica, traçar estratégias e melhorar cada vez mais os indicadores", explica. A coordenadora acrescenta que a Seduc deve realizar formações específicas, a partir dos resultados desta prova, em 2017. 

O SAEPI é uma iniciativa da Seduc, por intermédio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd). Os professores que supervisionaram a aplicação do teste, bem como coordenadores regionais e municipais, passaram por capacitação nos dias 12 e 13 de novembro.

 

Mais informações em: www.saepi.caedufjf.net