Projeto Educação e Cidadania encerra atividades nesta quarta-feira


A Associação Piauiense de Incentivo a Cultura, Esporte, Lazer e Cidadania (APICEL) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promovem na próxima quarta-feira (30), as 19h, no Cine Teatro da Assembléia Legislativa, a entrega dos certificados e conferência do projeto "Educação e Cidadania", executado pela Unidade de Ensino de Jovens e adultos (Ueja).


O projeto foi realizado em sete escolas do estado com o objetivo de promover atividades de socialização e interação entre os estudantes, além de orientar sobre a importância de fatores essenciais para a comunidade, como a saúde, mercado de trabalho e sua influência na educação. O projeto foi dividido em duas etapas e quatro eixos de trabalho.

Em Teresina, a Unidade Escolar Vila Paraíso, U.E. Joel Ribeiro, Unidade Escolar Dom Helder e U. E. Professora Maria do Carmo Reverdosa foram contempladas com a 2° fase do projeto, abordando as temáticas: "Motivação e auto-estima" e "Educação e Cultura de Paz".

O Pedagogo Wilson Oliveira foi um dos convidados para o projeto, segundo ele, as atividades envolveram muita música e palestras. "Os alunos do turno da noite são carentes deste tipo de atividade, então eles receberam muito bem o projeto", afirma.

No interior, participaram do Projeto escolas dos municípios de Beneditinos, Altos, Aroeiras do Itaim, que receberam a iniciativa de maneira diferenciada, juntando todos os eixos em uma só fase. "Nos municípios do interior nós trabalhamos principalmente os eixos da saúde e mercado de trabalho. Além disso, distribuímos cartilhas dos eixos 3 e 4, pois assim ficariam por dentro", conclui o pedagogo.


Na culminância final do projeto, os alunos contarão com a presença do pró-reitor de extensão e assuntos estudantis da Universidade Estadual do Piauí, Professor Raimundo Dutra, que ira proferir a palestra. Os estudantes receberão o certificado de 10h pela participação no projeto, pelas mãos da deputada Flora Izabel, criadora da emenda parlamentar que deu fruto ao projeto. Os alunos e demais funcionários poderão ir ao local gratuitamente, nos ônibus fretados que poderão ser encontrado nas escolas.