Liceu Piauiense promove amostra de curtas metragens

Nesta segunda-feira (28), o Colégio Estadual Zacarias de Góis promoveu uma mostra de filmes no Teatro 4 de Setembro, como culminância do Projeto Curta Liceu Direitos Humanos, desenvolvido pelos estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Os curtas tem tempo de duração de 15 a 20 minutos e foram produzidos e executados exclusivamente por estudantes, desde imagens até a trilha sonora. Na amostra, além da exibição dos filmes, aconteceram também apresentações culturais realizadas pelos alunos.

Os filmes produzidos abordaram o tema: Bullying Na Escola - Brincadeira que não tem graça, em que os alunos tiveram como base a lei 13.185/2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo o território nacional. Além da produção dos filmes, os alunos trabalharam durante o semestre atividades relacionadas ao tema, como a elaboração de uma proposta permanente de prevenção e combate ao bullying na escola.

O projeto "Curta Liceu" é uma oportunidade para que os alunos desenvolvam suas habilidades artísticas. Como forma de apoiar esta iniciativa, o Canal Educação forneceu suporte de filmagem, edição e criação de arte para dois dos trabalhos. A parceria deve ser estendida para o ano de 2017, é o que comenta a coordenadora do Curta Liceu, Claudete Portela: "devido ao curto tempo não conseguimos contemplar todas as salas, mas esperamos que esse auxílio possa ser disponibilizado no próximo ano e em outros projetos que temos. O suporte foi de total importância, a parceria foi um sucesso".

Com roteiro, direção e atuação dos próprios alunos, os filmes foram exibidos na maior casa de espetáculos do Piauí. Os holofotes também foram direcionados aos alunos do terceiro ano, que através da dança e da música puderam transmitir como é sentir o bullying na pele.

Filmes exibidos:

MakTub- 2ª série A - Integral

Borboletas- 2ª série B - Integral

Sangue Frio- 2ª série C - Integral

O Recomeço- 2ª série D - Integral

Ass.: Clarisse- Integrado Manhã (2ª e 3ª séries)

Victin- Integrado Tarde (2ª e 3ª séries)