Seduc capacita Gestores da metodologia Jovem de Futuro de todo o Estado

As atividades do Seminário de Gestão Educacional: Evidências e Tomada de Decisão iniciaram na manhã desta terça-feira (22) a todo vapor. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Instituto Unibanco e reuni cerca de 500 gestores das escolas de Ensino Médio da rede pública estadual que desenvolve a ferramenta de Gestão Jovem de Futuro.

Na abertura do encontro, a secretária de Educação, Rejane Dias, destacou o seminário como fundamental para aperfeiçoar o trabalho de gestão nas escolas ."Neste encontro, diretores, coordenadores e gerentes da secretaria sairão fortalecidos para o enfrentamento dos desafios em suas escolas por meio do circuito de gestão, como método da gestão escolar voltada para resultados de aprendizagem. É um enorme prazer realizar esta parceria exitosa com o Instituto Unibanco, que é fundamental naquilo que almejamos para melhorar os resultados e para que o Piauí se torne referência em educação", declarou a secretária.

Entre os temas abordados estão quais os fatores que influenciam a tomada de decisão dos gestores, quais são as fontes de evidências utilizadas para a tomada de alguma decisão, além das formas e métodos para gerar evidências confiáveis dentro das escolas e ainda como o aprimoramento dessas decisões pode contribuir para alcançar melhores resultados de aprendizagem para os estudantes.

O seminário, que está sendo promovido também nas redes públicas estaduais do Pará, Ceará  e Espírito Santo parceiros do Instituto na implantação do Jovem de Futuro, trabalha dentro da perspectiva de reiterar o princípio de que a tomada de decisão dos gestores educacionais é uma ação determinante para os avanços do processo de ensino-aprendizagem.

O agente de Governaça da Seduc, Eduardo Castelo Branco destacou que o seminário contribui para que o processo de gestão educacional avance ainda mais no Piauí. "Esperamos que após o encontro, os profissionais da educação sintam-se ainda mais fortalecidos para o enfrentamento dos desafios da gestão em seu território", declara Castelo Branco.

Para a diretora Orleide de Maia, do município de Sigefredo Pacheco, a iniciativa da Seduc em realizar o seminário contribui significativamente para o fortalecimento das ações realizadas nas unidades de ensino. "A metodologia Jovem de Futuro nos orienta a desenvolver uma gestão para resultados, já é nítido as mudanças na nossa escola desde a implantação do JF", afirmou a diretora entusiasmada com a ferramenta de gestão.

O evento foi finalizado com a realização de grupos de trabalho. A produção dos grupos foram orientada por perguntas, tais como: que fatores influenciam a tomada de decisão dos gestores; quais as fontes de evidências utilizadas para a tomada de decisão; dentre outras.