Seduc participa de Seminário sobre atuação das Escolas Agrícolas no Campo

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Educação Técnica Profissional (Uetep), está participando do II Seminário Estadual das Escolas Família Agrícola do Piauí (EFA). O evento tem como principal objetivo divulgar suas ações e ampliar as parcerias e está sendo realizado no Auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí.

O seminário tem como tema "Educação do Campo: Canteiro de vida que precisa ser cuidado" e estão presentes agricultores familiares, estudantes, professores, parceiros e dirigentes das associações e das fundações mantenedoras destas escolas. Cerca de 150 participantes são oriundos de diversos municípios de abrangência das EFAs, distribuídas em seis territórios do Piauí.

A Escola Família Agrícola é uma iniciativa de organização social, que estimula a participação dos agricultores familiares na gestão dos projetos implementados dentro das escolas.

A manutenção das escolas agrícolas no Piauí é compartilhada com os pais, fundações mantenedoras, prefeituras municipais e, sobretudo, com a Seduc, que repassa recursos de forma regular, provenientes do FUNDEB, para o pleno funcionamento destas escolas.

As Escolas Família Agrícola funcionam no Piauí desde o ano de 1986, quando foi aberta a primeira unidade. Depois elas foram sendo expandidas para outros municípios. Ao todo são dezessete EFAs em funcionamento nos municípios de Aroazes, Cajazeiras do Piauí, Cristino Castro, Elizeu Martins, Miguel Alves, Oeiras, Paes Landim, Pedro II, Santa Cruz do Piauí, São Lourenço do Piauí, Santo Inácio do Piauí, São João da Varjota, São João do Arraial, São Pedro do Piauí e Teresina (3 EFAs).

Todas funcionam com base em quatro princípios: uma associação de pais responsável e para as pessoas; uma pedagogia apropriada ao campo, ao trabalho, com ritmo adequado e que estimula a formação e a inserção no mundo do trabalho, que é a Pedagogia da Alternância; uma formação integral, para a vida ressignificando a importância da vida no campo; e o desenvolvimento local, com novas iniciativas provocadas pela relação da EFA com os pais e pelos conhecimentos adquiridos pelos jovens.