Alunos da metodologia Jovem de Futuro participam de Oficina de Vídeo


Com o objetivo de contribuir com a presença dos alunos e bom desempenho na avaliação do SAEPI 2016, cerca de 20 estudantes do Ensino Médio da metodologia Jovem de Futuro participaram, na última sexta-feira (18), da "Oficina de Vídeo sobre avaliação com criação dos Jovens". O encontro foi ministrado pela consultoria Lab Muy, parceira da Secretaria de Estado da Educação e do Instituto Unibanco, e foi realizado no Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) Didácio Silva, localizado na zona Sudeste de Teresina.


Durante cinco horas, os estudantes trabalharam na produção de sete vídeos, de até um minuto cada, que deverão ser compartilhados nas redes sociais da Seduc e do Instituto Unibanco.

De acordo com o agente de Governança da Seduc, Eduardo Castelo Branco, os vídeos tiveram como mote a contagem regressiva na reta final de preparação para prova do SAEPI, de modo que o roteiro foi costurado com conteúdos que podem contribuir para os jovens neste período, a exemplo de dicas de alimentação e controle da ansiedade, dentre outras.  

Durante as atividades foi apresentada a importância da realização da avaliação, dos indicadores de desempenho e a forma de seleção para ingresso nas universidades públicas. 


A aplicação das provas do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI), referente ao ano de 2016, será realizada no próximo dia 30 de novembro. Serão avaliados 128.703 alunos do ensino fundamental (6° e 9º ano) e ensino médio (1ª, 2ª e 3ª série), em 545 escolas abrangendo as 21 Gerências Regionais de Educação.

O SAEPI é uma avaliação da qualidade do ensino e do desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, por meio de testes cognitivos. Com os resultados será possível promover um diagnóstico da realidade educacional do Estado, redirecionando o planejamento e a prática pedagógica, mediante a implantação de estratégias de acompanhamento e apoio às unidades educacionais do Piauí.
 
Além dos testes, todos os alunos, professores e diretores responderão também a um questionário contextual e socioeconômico como forma de identificar fatores associados à aprendizagem do alunado e uma visão mais detalhada da sua realidade educacional.