Raldir Cavalcante celebra a primeira edição do Arte na Matemática

O Centro de Ensino em Tempo Integral Raldir Cavalcante Bastos realizou na manhã desta sexta-feira (18) a primeira edição do projeto "Arte na Matemática", criado pelas professoras de matemática Anadelia Santos e Ana rosa. O projeto envolveu aproximadamente 200 alunos, do 8° ano do fundamental ao 2° ano médio.

Na oportunidade, os alunos demonstraram por meio da arte, como a matemática pode ser divertida e até mesmo ter ligação com outras disciplinas. Segundo a professora Ana Rosa, o trabalho está sendo feito desde o início do segundo semestre.

"O projeto foi apresentado para os alunos, para depois fazermos os estudos com base no que já vinha sido visto nas aulas nos meses de agosto e setembro. O resultado me surpreendeu muito, pois vemos que eles entenderam o que foi proposto e estão animados para a realização da aproxima edição", afirma.

Durante o dia, os estudantes apresentaram danças, jogos, maquete, desafios, dentre outras atividades, que abordavam tanto a geometria espacial quanto a geometria plana. Cada grupo de estudantes realizava a pesquisa com o apoio do professor orientando e, a partir daí, desenvolvia o trabalho.

É o caso da estudante Mara Beatriz, do 2° ano do ensino médio, que juntamente com seu grupo trabalhou a geometria espacial. "Nós realizamos as pesquisas para depois mostrarmos as figuras geométricas tridimensionais e explicamos um pouco delas. Esse tipo de atividade é bem legal, nós aprendemos de maneira mais prática porque é algo que é resultado de dias de trabalho", garante.

O aluno Lucas Ferreira, também do 2° ano, que trabalhou com a geometria plana, também concorda que ao confeccionar os objetos para as apresentações, o conhecimento é adquirido mais rapidamente. "Nós trabalhamos com o tangram e, com certeza, ele exercita melhor o que aprendemos na sala, além de elevar a criatividade", conta.