Alunos de Robótica do Ensino Profissional se destacam em Olimpíada em Brasília

Os alunos do Centro de Educação Profissional Liceu Parnaibano, do município de Parnaíba, estão fazendo a diferença na Olimpíada do Conhecimento que está sendo realizada em Brasília. Até o momento, a equipe está em 7º lugar entre todas os estados. Os alunos vão competir até domingo (13), na Olimpíada de Conhecimento que é a maior competição de educação profissional das Américas e reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF).

Durante o evento também está sendo realizado o Festival SESI de Robótica FIRST LEGO League, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento da prática de robótica educacional junto as escolas do SESI e da rede pública, bem como promover  o intercâmbio entre as equipes da todo o País, estimulando o desenvolvimento de novas habilidades técnicas e competências dos participantes.

A secretaria de  Estado da Educação (Seduc) conseguiu enviar para participar da olimpíada os alunos: Marcos Vinicius Garcez, Natanael Santos, Ian Wanderson da Silva, Wellington de Oliveira, Thiago Félix, Alan Barros, Francisco Wellington Marinho, Francisco Emanoel Santos, José João Ferreira, Danilo Emanuel Sousa, Vitor Hugo Sousa. Eles fazem parte do grupo de Estudo de Robótica Básica (GERB) criado em maio de 2015 com a parceria do Pibid de Física do IFPI, Campus Parnaíba.  O grupo  conta com os  instrutores bolsistas da CAPES, Alberto Sena e Rafael Magalhães, sob a orientação e supervisão do Professor/Coordenador Cristiano Pessoa e diretor Fernando Lima. 

De acordo com o instrutor, Alberto Sena, o projeto surgiu com o intuito de aprofundar o conhecimento de matemática, física e programação aliados na aplicação na Robótica. "Uma excelente ideia e uma nova ação pedagógica que vem colhendo bons frutos após um ano de trabalho e de dedicação de toda a equipe", frisou ele.

O coordenador Cristiano Pessoa esclarece que as aulas acontecem durante a semana e também aos sábados e feriados. Em 2016, os alunos foram medalhista na OBR 2016 (Melhores Programadores), medalhista de ouro na OBA 2016 com o aluno Francisco Wellington Sobrinho, destaques nas Olimpíadas Brasileira de Física (OBF e OBFEP), medalha de bronze na Plataforma KhanAcademy com o aluno Alan Barros, medalhista na OBR Fase Teórica com o aluno Thiago Félix.