Antonino Freire encerra curso Leitura, Gêneros Literários e Textuais na Educação Básica


O Centro de Formação Antonino Freire encerrou nesta quinta-feira (10), o curso de Formação Continuada: Leitura, Gêneros Literários e Textuais na Educação Básica que contou com uma mostra de oficinas sobre alguns dos temas (cordel, quadrinhos e crônicas) abordados no curso, realizado no período de maio a novembro. 


De acordo com a professora Virginia Castro o curso é importante por trazer à tona várias temáticas importantes para que os professores possam aperfeiçoar sua prática docente. "Estava observando as questões do último Enem e a grande maioria das perguntas foi sobre gênero textual e propósito comunicativo, incluindo praticamente tudo que trabalhamos no curso", destaca a professora.
 
A professora Maria Ilza Bezerra Sousa apresentou no curso sugestões de como trabalhar o cordel na escola. "Podemos trabalhar infinitos temas com o cordel como, por exemplo, as expressões afro-brasileiras, a convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência, dentre inúmeros outros temas",  sugeriu ela que também é cordelista.
 

De acordo com a participante Maria Elida Aragão a iniciativa representa um despertar para quem estava um pouco acomodado. "Aprendemos coisas novas, revemos conceitos", afirma. O professor Francisco das Chagas Viana diz que para quem trabalha no interior as formações são de fundamental importância porque o acesso é mais precário. "A expectativa é que sejam promovidos mais cursos dessa natureza", diz ele. 

A diretora do Centro de Formação Antonino Freire, Gildete Milu, pediu a contribuição dos professores por meio de sugestões para melhorar os serviços prestados pelo Centro. "Precisamos desse feedback na formação que prestamos aqui até porque estamos na fase de elaboração de nosso PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), no qual estão sendo definidos os rumos do Centro de Formação", explicou a diretora.