Estudantes do PI participam de Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Sul

Alunos do curso técnico em informática do Centro Estadual de Educação Profissional de Tempo Integral Maria Pires Lima, de Uruçuí (PI), participaram da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - MOSTRATEC que aconteceu na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Os estudantes Àlina Gomes Saraiva, Charliane dos Santos Teixeira e Franque Martins de Sousa, juntamente com os professores orientadores Alex dos Santos Salazar e Josenilton de Aragão Lima, desenvolveram o projeto de pesquisa intitulado "Utilização do Software KmPlot como Ferramenta Facilitadora do Ensino/Aprendizagem de Funções".

O projeto verificou se o software KmPlot pode ser utilizado como um meio inovador de facilitar o ensino/aprendizagem de funções, fugindo de métodos convencionais e tradicionais, que quase sempre não apresenta o resultado esperado.Trata-se de um estudo de campo realizado na escola investigando o ensino de matemática, com foco no conteúdo de funções, considerando nessa investigação duas metodologias de ensino: metodologia convencional e metodologia utilizando o aplicativo educacional KmPlot". 


"O software permite a análise de funções matemáticas através de animação de gráficos em 2D e 3D. Adapta-se a uma proposta de educação construtivista podendo permitir que os alunos através da construção de gráficos percebam as características das funções",  disse o professor orientador Alex dos Santos. O software KmPlot pode ser facilmente utilizado pelos professores de matemática das escolas públicas brasileiras que possuem laboratório de informática equipados com sistema operacional Linux educacional.

A partir dos resultados pôde-se verificar a contribuição satisfatória do software KmPlot no ensino/aprendizagem de funções matemáticas. Entendemos que o uso de softwares educacionais como ferramenta mediadora do processo potencializa o ensino proporcionando mudanças qualitativas na educação, desde que os professores compreendam, vivenciem, aceitem, flexibilizem as inúmeras possibilidades da ferramenta, adaptando-a de forma a contribuir com a educação.


Para o professor Josenilton de Aragão, que também orientou os estudantes, isso não pretende desmerecer o ensino convencional de funções matemáticas. "Estamos sugerindo e apresentando uma outra abordagem para dinamizar o ensino e/ou adequá-lo as atuais exigências da sociedade", comenta.

A MOSTRATEC é um evento destinado à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio. Concentra jovens pesquisadores de vários países oferecendo a oportunidade na troca de conhecimentos e experiências, enriquecendo o currículo escolar desses jovens. O intercâmbio de informações fortalece a importância da pesquisa na construção do saber.