Alunos da UEJA são beneficiados com projeto Educação para Cidadania


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), juntamente com a Associação Piauiense de Incentivo a Cultura, Esporte, Lazer e Cidadania (APICEL), lançou na noite de segunda-feira (7), o Projeto "Educação Para Cidadania". O lançamento acorreu na escola Elias Ximenes do Prado, localizada na vila paraíso e contou com a presença de professores, palestrantes e alunos.


O projeto é voltado para os alunos da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (UEJA) e tem como objetivo contribuir e criar um ambiente favorável ao ensino. A base do projeto se encontra em quatro eixos de trabalho: Motivação e Autoestima, Mercado de Trabalho, Educação e Cultura de Paz e Qualidade de Vida e Saúde.

Cada uma das temáticas busca promover atividades de socialização e interação dos eixos discutidos, buscando também orientar os alunos sobre o mercado de trabalho e a influência que isso exerce na educação. Além disso, busca-se estimular a promoção de educação e a cultura de paz dentro e fora da rede escolar, uma vez que o projeto abrange seis escolas, todas localizadas em zonas consideradas violentas.

Para a Supervisora da Unidade de Ensino de Jovens e Adultos, Rita Veloso, esse tipo de projeto é ideal para os alunos da UEJA. "Ele consegue desenvolver atrativos para esse público. Pessoas que já tiveram prejuízos durante a vida escolar e que têm muitas barreiras para retornar para a vida escolar. Então quando eles encontram atividades que desenvolvem a motivação, a paz e a qualidade de vida, eles se sentem interessados em estar na escola", garante.